NOTÍCIAS
Interior em Destaque
TRE-AM envia urnas eletrônicas de barco para Anori e Tapauá
Foto: Divulgação

Equipamentos já preparados para as eleições seguem em transporte exclusivo pelo rio; operação faz parte da segunda etapa de distribuição no interior do Amazonas

Cerca de 100 urnas eletrônicas foram embarcadas nesta segunda-feira (21), no Porto de São Raimundo, em Manaus, com destino aos municípios de Anori e Tapauá, no interior do Amazonas. O transporte é realizado em uma lancha fretada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) e integra a segunda etapa da operação de distribuição dos equipamentos para as Eleições 2026.

 

A logística considera as particularidades geográficas do Estado e utiliza diferentes meios de transporte, incluindo vias fluviais, terrestres e aéreas. Em determinadas regiões, o deslocamento pelas águas envolve rios e igarapés com condições distintas de navegabilidade e pode exigir operações de transbordo.

 

As urnas enviadas nesta etapa já estão preparadas para o pleito, com as informações necessárias de candidatos e eleitores de cada seção eleitoral. Depois de retirados do depósito do TRE-AM e devidamente embalados, os equipamentos são transportados de forma exclusiva para preservar a segurança e a integridade das urnas.

 

Veja também 

 

Flávio Bolsonaro chega a Natal para nova rodada de campanha pelo Nordeste

 

Pesquisa Projeta aponta empate técnico entre Omar Aziz e Roberto Cidade na disputa pelo Governo do Amazonas

 

Durante o trajeto, a carga permanece acompanhada por funcionário da empresa responsável pelo transporte. Ao chegar ao município de destino, um representante da transportadora recebe os equipamentos e realiza a entrega ao chefe do cartório eleitoral local.

 

A preparação inclui a inserção dos dados eleitorais, testes de funcionamento e lacração das urnas. Segundo o TRE-AM, os procedimentos fazem parte das medidas de segurança e fiscalização previstas para as eleições.

 

A primeira fase da operação logística ocorreu em agosto, quando equipamentos ainda sem a carga de dados foram encaminhados para polos eleitorais do interior. A preparação dos equipamentos segue de forma coordenada nos municípios, conforme o cronograma estabelecido pela Justiça Eleitoral.

 

No Polo Manaus, a operação prevê o envio de aproximadamente 583 urnas, além de materiais e suprimentos eleitorais, para municípios do interior. Entre as cidades contempladas estão Apuí, Boca do Acre, Canutama, Fonte Boa, Guajará, Ipixuna, Jutaí, Manicoré, Novo Aripuanã, Pauini e Tapauá.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram

 

A distribuição faz parte do planejamento do TRE-AM para garantir que as urnas estejam nos locais de votação antes do primeiro turno das Eleições 2026, marcado para 4 de outubro. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.