27 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política - Eleições 2022
04/08/2022

TRE encerra inquérito policial que investigaria Sergio Moro por suposta fraude eleitoral

Foto: Reprodução

Plenário decidiu pelo trancamento, alegando que não houve intenção de fraude mesmo com pedido de transferência do domicílio eleitoral para SP negado; mulher de ex-juiz também seria investigada no inquérito.

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) decidiu nesta quinta-feira (4) encerrar o inquérito policial que investigaria se o ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro (União Brasil) e a esposa dele, Rosângela Moro (União Brasil), cometeram fraude na transferência dos domicílios eleitorais para o estado de São Paulo.

 

O plenário decidiu pelo trancamento alegando que não houve intenção de fraude por parte de Sérgio e Rosângela Moro mesmo com o pedido de transferência do ex-juiz tendo sido negado em junho deste ano.

 

Durante o julgamento, o advogado Gustavo Bonini Guedes alegou que impetrou habeas corpus para o inquérito policial porque, mesmo com a negativa de transferência, não teria ocorrido dolo.

 

Veja também 

 

Damares Alves recusa ser deputada: 'Eu vou para o páreo'

 

Lula: 'Bolsonaro acha que povo é gado e país está pior que em 2003'

"Não houve dolo. Do parecer da Procuradoria, o que se quer é o trancamento dessa ação penal que vai usar recursos públicos para apurar nada. Não há porque a tramitação. O que se requer é a concessão do trancamento definitivo do inquérito", ressaltou.

 

O juiz eleitoral Marcio Kayatt ressaltou que a acusação de fraude eleitoral era descabida.

 

"Não é porque indeferimos a transferência de domicílio que se justificasse o prosseguimento da ação penal. O juiz de primeiro grau justificou a manutenção do procedimento investigatório por princípio indúbio. Não há nada que justifique o procedimento. Não se alegou o mínimo de fraude. Pedido foi indeferido porque a corte entendeu que não foi preenchido o vínculo afetivo", afirmou.

 

E completou: "No caso da Rosângela, não houve impugnação do seu pedido de transferência. Como vamos instaurar investigação criminal com todos os ônus e percalços para um cidadão? Não posso deixar de reconhecer um viés político, já que ambos são candidatos. Não posso deixar de dizer que o próprio MP emitiu o parecer do trancamento".

 

Após as falas, o desembargador Encinas Manfré julgou concedida a ordem para o trancamento do inquérito policial.

 

Rosângela Moro, esposa do ex-juiz Sergio Moro — Foto: Divulgação

 

TRANSFERÊNCIA NEGADA


O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) rejeitou em junho, por quatro votos a dois, a transferência do domicílio eleitoral de Moro. Com isso, ele não pôde ser candidato ao Senado ou a deputado federal, como pretendia, bem como qualquer outro cargo nas eleições deste ano pelo estado de São Paulo.

 

A maioria dos magistrados entendeu que Moro, que é do Paraná, não tem vínculo com São Paulo. "Não há vínculo profissional algum com o estado de São Paulo a não ser por uma consultoria que, durante grande parte do tempo, foi prestada de forma virtual", afirmou o juiz Marcio Kayatt.

 

Já o juiz Sérgio Nascimento, que votou pela transferência do domicílio eleitoral, entendeu que "embora haja um vínculo com São Paulo, para fins eleitorais, que tem um conceito mais abrangente, é suficiente para atender o disposto [na lei]", disse.

 

Para o magistrado Silmar Fernandes, "domicílio é o local da moradia". "O recorrido aqui não é nem residente nem tem moradia. Se nós temos lei, para quê nós precisamos divagar na resolução? Há 30 anos se decide desta maneira. Temos lei: domicílio é o local da moradia", afirmou.

 

MORO COMO CANDIDATO AO SENADO PELO PARANÁ

 

União Brasil confirma Sergio Moro como candidato ao Senado no Paraná — Foto: Vanessa Rumor/RPC

Fotos: Reprodução

 

O União Brasil confirmou a candidatura do ex-juiz federal e ex-ministro Sérgio Moro ao Senado pelo Paraná. A decisão foi anunciada em convenção realizada pela sigla, em Curitiba.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Nesta semana, a sigla declarou que deve apoiar Ratinho Junior (PSD) na candidatura à reeleição para o governo paranaense. 

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.