NOTÍCIAS
Política no Amazonas
Tribunal de Contas alerta municípios do Amazonas sobre prazo para comprovar VAAR-Fundeb
Foto: Joel Arthus/TCE-AM

Municípios têm até segunda-feira (15) para enviar informações que comprovem cumprimento de exigências do Fundeb, sob risco de perder repasses

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) emitiu um alerta preventivo para que os municípios amazonenses comprovem até a próxima segunda-feira (15) o cumprimento das exigências do VAAR-Fundeb. O não envio das informações pode comprometer o recebimento de recursos da educação já em 2026.

 

As “condicionalidades” são regras que o município precisa cumprir para ter direito à complementação VAAR do Fundeb. A comprovação deve ser feita no módulo “Fundeb – VAAR – Condicionalidades” do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), envolvendo três pontos centrais, entre eles fortalecimento da gestão democrática (Condicionalidade I), ICMS Educacional (IV, de competência estadual) e implementação da Base Nacional Comum Curricular (V). Segundo o MEC, mais de 1.200 municípios em todo o país ainda não concluíram o procedimento.

 

A chefe do Departamento de Auditoria em Educação (Deae) do TCE-AM, Adrianne Freire, reforçou que o não cumprimento do prazo pode impactar diretamente o repasse dos recursos da complementação VAAR em 2026.

 

Veja também

 

Sema fortalece monitoramento de quelônios na RDS do Uatumã com encontro e apoio a comunitários

 

Idam promove a cultura do abacaxi em Humaitá com curso de boas práticas e projetos de capacitação

 

“Os municípios precisam alimentar o sistema com as evidências de que cumpriram as condicionalidades. Caso contrário, podem perder o financiamento, que é uma complementação vinculada ao cumprimento dessas exigências. Por isso, este chamado é um alerta para que todos verifiquem sua situação e façam o envio o quanto antes”, destacou.

 

Prevista na Lei nº 14.113/2020, que regulamenta o Fundeb, a complementação VAAR busca incentivar melhorias na gestão educacional, promover avanços nos indicadores de aprendizagem e reduzir desigualdades no acesso à educação básica.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Os gestores podem acessar materiais de apoio disponibilizados pelo MEC, como guias e tutoriais, por meio do endereço eletrônico https://undime.org.br/noticia/08-09-2025-21-16-prazo-para-o-registro-das-condicionalidades-do-vaar-fundeb-termina-no-dia-15-de-setembro, além de canais de atendimento por WhatsApp, pelo número (61) 2022-2066, e pelo e-mail [email protected], para orientar o registro das informações no sistema.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.