03 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política - Eleições 2022
30/08/2022

Tribunal Superior Eleitoral multa cooperativa por propaganda irregular a favor de Bolsonaro

Foto: Reprodução

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu multar em R$ 5 mil a Cooperativa dos Produtores Agropecuaristas do Paraíso e Região (Copper) por propaganda antecipada em favor do candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PL).

 

Por 5 votos a 2, os ministros julgaram procedente pedido feito pelo Partido dos Trabalhadores (PT) contra Bolsonaro.

 

O PT afirmou que a existência de outdoors, com mensagens que exaltam supostas qualidades pessoais do atual presidente, afixados em fazendas configuraria antecipação da campanha eleitoral.

 

Veja também

 

Lula se reúne com governadores e propõe recriação do Ministério da Segurança Pública

 

Pesquisa CNT/MDA: 23,7% podem mudar voto para facilitar vitória de Lula no primeiro turno

 

Em um dos cartazes, instalado na sede da Copper, de acordo com a representação, era exposta a seguinte mensagem: “Pela democracia, por nossas famílias, por quem produz! Copper e produtores da região juntos com Bolsonaro”. Um outro, instalado na cidade de Chapadão do Sul/MS estava estampado na peça publicitária: “Produtores rurais e sindicato rural; #fechadoscomBolsonaro; Acreditamos em Deus e valorizamos a família”.

 

O relator da ação, ministro Raul Araújo, havia negado a liminar. No entanto, o ministro Sérgio Banhos considerou, em voto divergente, que mensagens com menção de candidatura, cargo eletivo, pleito, melhorias que se pretenda realizar ou a qualificação para exercer o cargo possuem conteúdo eleitoral cabem multa.

 

O plenário, então, votou por maioria pela punição. Embora os ministros tenham determinado pagamento de multa, negaram punições a Jair Bolsonaro por entender que não houve qualquer comprovação de participação do candidato na instalação dos outdoors.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Ao votar com a divergência, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, afirmou entender pela irregularidade e campanha antecipada porque “há formas e formas de pedir foto. No outdoors está escrito: “juntos com”, “fechados com”. Juntos para quê? Obviamente, não é para jogar bola”, justificou o ministro. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.