O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, nesta segunda-feira (23)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, nesta segunda-feira (23), que Irã e Israel aceitaram um acordo por um cessar-fogo completo.
Segundo o republicano, a suspensão das ofensivas militares entre os dois países deve começar em aproximadamente daqui a seis horas, por volta da 1h da manhã, no horário de Brasília.
“Foi totalmente acordado entre Israel e Irã que haverá um cessar-fogo completo e total por 12 horas, ao final do qual a guerra será considerada ENCERRADA!”, publicou Trump em sua conta na rede Truth Social.
Veja também
Novo embaixador brasileiro é esperado no Irã em meio a escalada da guerra com Israel
Trump afirma que o primeiro a iniciar o cessar-fogo será o Irã e, posteriormente, Israel. A expectativa é de que, após 24 horas, o conflito seja considerado encerrado.
“Parabéns a todos! Esta foi uma guerra que poderia durar anos e destruir todo o Oriente Médio, mas não vai. Deus abençoe Israel, o Irã, o Oriente Médio, os Estados Unidos e o mundo.”
O anúncio do presidente dos EUA ocorre horas após o Irã retaliar a ofensiva norte-americana contra três centros estratégicos do programa nuclear iraniano – Fordow, Natanz e Isfahan.
Em operação batizada de “Anunciação da Vitória”, Teerã lançou um ataque com mísseis contra bases militares dos Estados Unidos localizadas no Iraque e no Catar.
Um dos alvos foi a base aérea de Ain al-Asad, no Iraque. O local concentra tropas dos EUA. Diante da ameaça, autoridades militares decretaram alerta máximo e recomendaram que as pessoas busquem abrigo em bunkers.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Os ataques iranianos ainda miraram outra base aérea, a de Al Udeid, no Catar. Trata-se da maior instalação militar estadunidense no Oriente Médio.
Fonte: iG