Mais cedo, Donald Trump já havia anunciado que pretendia impor tarifas recíprocas contra países que taxam importações dos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto que determina a imposição de tarifas recíprocas contra todos os países que cobram impostos sobre importações norte-americanas. A decisão foi divulgada nesta quinta-feira (13/2).
Os primeiros dias da nova era Trump foram marcados por uma guerra tarifária, que atingiu até mesmo aliados comerciais dos EUA. México e Canadá foram os alvos iniciais de Trump, que taxou em 25% as importações das duas nações. Após o anúncio, os dois governos recuaram e aceitaram negociar com os EUA.
A aplicação de tarifas recíprocas foi anunciada por Trump em 10 de fevereiro, quando o líder republicano impôs tarifas de 25% sobre todas as importações norte-americanas de aço e alumínio.
Veja também
Hamas diz que cumprirá acordo e entregará prisioneiros no sábado
“Não cobraremos deles nem mais, nem menos”, disse Trump no momento da assinatura da ordem. “Em outras palavras, eles nos cobram um imposto ou tarifa, e nós cobramos deles exatamente o mesmo imposto ou tarifa. Muito simples”.
A nova decisão do presidente norte-americano se soma a outras ordens, emitidas por Trump desde o último dia 20 de janeiro, cujo objetivo é colocar os interesses dos EUA em primeiro lugar.
A última delas aconteceu no início desta semana, quando o líder republicano decidiu taxar em 25% todas as importações norte-americanas de aço e alumínio. A medida atingiu diretamente o Brasil, um dos maiores exportadores de aço para os EUA ao lado de Canadá e México.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Mesmo com a chance de enfurecer a comunidade internacional, Trump afirmou que não se importa com qualquer tipo de retaliação contra os EUA.
Fonte: Metrópoles