NOTÍCIAS
Internacional
Trump pede total rendição do Irã enquanto EUA movem caças para o Oriente Médio
Foto: Reprodução

Em meio ao conflito entre Israel e Irã, as Forças Armadas dos Estados Unidos enviaram nesta terça-feira mais aviões caças para o Oriente Médio, reforçando seu poderio militar na região, segundo a agência Reuters. Uma das autoridades entrevistadas pela agência revelou que foram enviados os caças F-16, F-22 e F-35.

 

O presidente dos EUA, Donald Trump, pediu, em uma publicação nas redes sociais, a "rendição total" do Irã e afirmou que não pretende matar o líder supremo do país, aiatolá Ali Khamenei, "por enquanto".

 

Outras duas das autoridades afirmaram que os aviões podem ser usados para abater drones e projéteis, que estão sendo amplamente utlizados no conflito desde a última sexta-feira.

 

Veja também

 

Presa por arrombamento de residência viraliza com 'mugshot' e é liberada de prisão após fã pagar a fiança

 

Trump nega trégua e pressiona Irã pelo fim de programa nuclear

 

Trump afirmou que o Irã "tem uma abundância de equipamentos defensivos", mas assegurou que "não se compara aos fabricados, concebidos e produzidos nos Estados Unidos". "Ninguém faz isso melhor do que os Estados Unidos", escreveu Trump em sua rede Truth Social nesta terça-feira, no quinto dia de conflito entre Israel e Irã.

 

Além disso, o republicano disse que seu governo não pretende matar o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, "por enquanto".“Sabemos exatamente onde o chamado 'Líder Supremo' está escondido”, acrescentou Trump. “Ele é um alvo fácil, mas está seguro lá. Não vamos matá-lo, pelo menos não por enquanto. Mas não queremos mísseis disparados contra civis ou soldados americanos. Nossa paciência está se esgotando”.

 

O presidente afirmou, também nesta terça, que busca um "fim real" para o conflito, e não apenas um cessar-fogo. O republicano, por sua vez, rejeitou a informação de que tenha procurado Teerã para iniciar conversas de paz.

 

— Não estou buscando um cessar-fogo, estamos buscando algo melhor do que um cessar-fogo — disse Trump à imprensa a bordo do Air Force One, pouco antes de retornar aos EUA após uma breve reunião de cúpula do G7 no Canadá.

 

Questionado sobre o que queria dizer com "algo melhor", o republicano enfatizou que deseja que o Irã "ceda completamente", e que busca "um fim real, não um cessar-fogo" para o conflito. Trump ainda advertiu que o Irã estava ciente de que não deveria tocar em tropas americanas na região, sob risco de enfrentarem uma resposta "firme" e "sem rodeios".

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Apesar de ter declarado aos jornalistas que "não estava no clima" para negociar, ele disse que estava considerando enviar o vice-presidente, JD Vance, e o negociador Steve Witkoff para conversas com os iranianos, a depender do que acontecesse quando voltasse a Washington.

 

Fonte:O Globo
 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.