Placar parcial aponta para perda de mandato e inelegibilidade por abuso de poder nas eleições de 2022
O Tribunal Superior Eleitoral retomou, na segunda-feira (14), o julgamento que pode resultar na cassação da chapa que venceu as eleições de 2022 em Roraima. O processo envolve o ex-governador Antonio Denarium, que também pode se tornar inelegível, e o atual governador Edilson Damião, que assumiu o cargo após a renúncia do titular.
A ação apura suposto abuso de poder político e econômico durante o pleito. O julgamento teve início em agosto de 2024, mas foi interrompido em duas ocasiões devido a pedidos de vista apresentados por ministros da Corte.
Vejaa também

Governo deve anunciar medidas para abater dívidas de brasileiros após retorno de Lula, diz Durigan
Eleitores 60+ crescem 74% desde 2010 e ampliam participação eleitora
Na semana passada, Denarium deixou o cargo para concorrer a uma vaga no Senado, respeitando o prazo de desincompatibilização previsto na legislação eleitoral. Com isso, o então vice-governador, Edilson Damião, assumiu o comando do Executivo estadual.
Até o momento, o placar está em 2 a 0 pela cassação da chapa. Já votaram nesse sentido a relatora do caso, Maria Isabel Galotti, que atualmente não integra mais o tribunal, e o ministro André Mendonça. Ainda restam cinco votos a serem proferidos.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Caso a maioria dos ministros siga o entendimento já apresentado, o TSE poderá declarar a perda dos mandatos e a inelegibilidade dos envolvidos. Nesse cenário, também poderá ser convocada uma nova eleição para um mandato-tampão no governo de Roraima até o próximo pleito regular.