25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
22/01/2023

TSE encurrala Bolsonaro e determina prazo para ex-presidente explicar declarações golpistas

Foto: Divulgação

O ex-mandatário tem questionado e acusado de fraude o sistema eleitoral brasileiro

 A lista de crimes pelos quais o ex-presidente Bolsonaro terá de responder diante da Justiça é longa e acaba de ficar maior. Pois, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) enquadrou o ex-presidente para se explique sobre declarações criminosas.

 

O corregedor-geral do TSE, ministro Benedito Gonçalves, deu prazo de cinco dias para que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) explique as declarações antidemocráticas contra o resultado das eleições 2022 e por ter relativizado os atos golpistas de 8 janeiro.

 

A decisão do TSE acolhe um pedido feito pela coligação do presidente Lula (PT) que mova uma ação contra Bolsonaro por "uso indevido dos meios de comunicação social e abuso de poder político".

 

Veja também

 

Reação a demissão no Exército leva Mourão aos Trends do Twitter; entenda

 

Casa Civil veta técnico do governo Bolsonaro como número 2 de ministério

 

Até este momento, nem o ex-presidente Bolsonaro e nem o seu partido, o PL, se pronunciaram sobre a decisão do TSE.

 

O ex-presidente Jair Bolsonaro avisou a interlocutores próximos nos últimos dias que não voltará ao Brasil se sua prisão for decretada ou mesmo se ele avaliar que esta é uma possibilidade real.

 

Bolsonaro estuda pedir asilo em diferentes países, mas foi informado que não poderá ficar nos Estados Unidos. O presidente Joe Biden, que tem Donald Trump nos calcanhares, irá participar da frente mundial pela democracia que será liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e não há hipótese de conceder novo visto a Bolsonaro.

 

A opção italiana parece descartada. A primeira-ministra Giorgia Meloni, apesar de ser de extrema direita, condenou a tentativa de golpe bolsonarista de 8 de janeiro e sinaliza que Bolsonaro não terá acolhida no país. O mesmo parece indicar o governo húngaro de extrema direita de Viktor Orbán.

 

Com isso, Bolsonaro teria apenas governos no Oriente Médio e, mesmo lá, suas opções atualmente estariam reduzidas a duas, Catar ou Arábia Saudita -mas os interesses comerciais dos países com o Brasil podem atrapalhar os planos do ex-presidente.

 

 Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

No Brasil, até mesmo os líderes do PL, que defendiam sua volta urgente para o país, para liderar a oposição ao governo Lula, começam a considerar que é mais prudente Bolsonaro permanecer no exterior. Tanto para ele, pelo isolamento político quase total, como para o PL, que quer manter distância.

 

Fonte: Revista Fórum

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.