Cláudio Castro durante coletiva de imprensa após operação nos complexos do Alemão e na Penha
A poucos dias da retomada do julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministros da Corte já avaliam que deve se formar maioria para condenar o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, por abuso de poder político e econômico no escândalo envolvendo o Ceperj.
Nos bastidores do tribunal, integrantes ouvidos reservadamente afirmam que o desfecho pode acontecer ainda neste mês, o que atrapalharia os planos do governador de adiar o julgamento para o fim do ano.
O processo será retomado no dia 24, após o ministro Kassio Nunes Marques pedir vista do caso. Apesar de poder ficar com o processo por até 60 dias, ele acertou com a presidente do TSE, Cármen Lúcia, a devolução em cerca de duas semanas.
Veja também

STF forma maioria para manter banqueiro Daniel Vorcaro preso
Moraes manda colocar dois policiais na porta do quarto de Bolsonaro em hospital e proíbe celulares
Até agora já existem dois votos pela condenação de Castro, dados pela relatora Isabel Gallotti e pelo ministro Antonio Carlos Ferreira. A expectativa é que outros ministros acompanhem esse entendimento e formem maioria para cassar o mandato e declarar o governador inelegível.
O caso envolve o chamado escândalo do Ceperj, revelado em 2022, que apontou a existência de uma suposta “folha secreta” com cerca de 20 mil contratados em cargos temporários ligados ao governo estadual.
Além de Castro, também são investigados o presidente afastado da Assembleia Legislativa do Rio, Rodrigo Bacellar, e o ex-vice-governador Thiago Pampolha.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
As ações foram apresentadas pelo Ministério Público Eleitoral e pelo ex-candidato ao governo do estado Marcelo Freixo, que pediu a cassação da chapa vencedora das eleições de 2022.