29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
06/03/2023

Túnel secreto na grande pirâmide de Gizé é descoberto por pesquisadores

Foto: Reprodução

Pesquisadores declararam ter encontrado uma passagem escondida de nove metros de profundidade e dois metros de largura dentro da Grande Pirâmide de Gizé. A descoberta foi anunciada pelo Ministro do Turismo do Egito no dia 2 de março.

 

A descoberta é fruto de um projeto chamado Scan Pyramid Missions, iniciado em 2015 e que junta pesquisadores egípcios, canadenses, franceses e japoneses. Sua proposta é usar alta tecnologia - como drones com scanners de tecnologia 3D, termografia infravermelha, múons (partículas de energia que penetram objetos), termografia modulada, fotogrametria e laser - para observar o interior de pirâmides de forma não-invasiva.

 

O trabalho neste túnel começou em 2015, quando os pesquisadores notaram que havia ali uma temperatura mais elevada em relação ao resto da estrutura. Isto fez com que eles começassem a explorar o local.

 

Veja também

 

'Sapa': romanos antigos se envenenaram com açúcar de chumbo

 

Será que sou bissexual? Saiba diferenciar admiração de tesão

 

Ainda não se sabe qual a função deste corredor, que está na pirâmide que pertenceu ao faraó Khufu (“Quéops” em grego). Contudo, os pesquisadores acreditam que isto levará a novas revelações importantes.

 

CARACTERÍSTICAS DO TÚNEL ENCONTRADO

 

Segundo Mostafa Waziri, chefe do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, o túnel é horizontal e tem teto triangular, o que sugere que houve ali a preocupação para aliviar a carga sobre a sua estrutura. "Mas uma grande dúvida paira sobre se este corredor foi criado para aliviar o peso na entrada (principal) ou aliviar a carga em um espaço ainda a ser descoberto. O trabalho de digitalização continuará a descobrir mais segredos", afirmou Waziri para repórteres.

 

O arqueólogo e ex-Ministro de Antiguidades do Egito, Zahi Hawass, declarou à imprensa de que a revelação do túnel é “a maior descoberta do século”. Isto porque esta é a primeira vez, em 186 anos, que uma equipe de arqueólogos confirmou que a existência de um novo espaço dentro da maior pirâmide do país.

 

"Esta incrível descoberta promete desvendar os segredos da Grande Pirâmide como nunca antes. É o maior mistério de todos os tempos. Por mais de 4.500 anos, o mundo tentou desvendar os segredos da estrutura mais enigmática do mundo", acrescentou Hawass.

 

SOBRE A PIRÂMIDE

 

(Fonte: El Independiente)

Foto: Reprodução

 

A Grande Pirâmide de Gizé é considerada a última maravilha sobrevivente do mundo antigo. Ela foi construída há cerca de 4.500 anos, durante o reinado do faraó Khufu, para que pudesse servir como seu túmulo. Até a construção da torre Eiffel, durante o século XIX, esta pirâmide detinha o posto de mais alta construção do mundo.

 

O monumento tem 137 metros de altura e teria envolvido para sua construção o trabalho de 10 mil homens. Até então, só haviam sido descobertas três câmaras dentro da pirâmide: a Câmara Real, que continha os restos do faraó; a Câmara Secreta; e a Câmara da Rainha.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

A evolução trazida pelo projeto Scan Pyramid Missions consiste na possibilidade de explorar internamente este espaço sem que haja riscos de destruição, o que causaria uma perda inestimável à humanidade.

 

Fonte: Mega Curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.