26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
16/05/2022

Turquia diz que não aprovará entrada de Suécia e Finlândia na Otan

Foto: Reprodução

Países do norte europeu sinalizaram intenção de integrar aliança militar do Ocidente, liderada pelos EUA e que tem a Turquia entre seus membros.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse nesta segunda-feira (16) que seu país não irá aprovar a entrada da Suécia e Finlândia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

 

Tradicionalmente neutros, os países do norte europeu sinalizaram a intenção de integrar rapidamente a aliança militar do Ocidente após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

 

Erdogan disse ainda que as delegações sueca e finlandesa "não deveriam se incomodar em vir a Ancara" para convencê-la a aprovar a entrada na Otan.

 

Veja também 

 

Rússia afirma que candidaturas de Suécia e Finlândia à Otan são 'grave erro'

 

Ataque deixa várias pessoas baleadas em igreja na Califórnia, dizem autoridades

A Otan é uma organização militar liderada pelos Estados Unidos e que tem entre outros países, a Turquia entre seus membros.

 

A Suécia decidiu solicitar formalmente a adesão à aliança militar ocidental nesta segunda-feira, seguindo o caminho da Finlândia, que anunciou no domingo a intenção de entrada.

 

TURQUIA DISSE NÃO 


A Turquia surpreendeu seus aliados da Otan ao dizer, ainda na semana passada, que não via os pedidos da Finlândia e da Suécia de forma positiva.

 

O país citou o que classificou como "histórico" das nações escandinavas de hospedar membros de militantes curdos.

 

O presidente Erdogan, chamou os países escandinavos de "hospedagens para organizações terroristas".

 

A Turquia disse que deseja que os países nórdicos interrompam o apoio a militantes curdos em seu território e suspendam as proibições de venda de algumas armas para a Turquia.

 

OTAN E EUA ACREDITAM NA APROVAÇÃO


No domingo, o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse que estava confiante de que o grupo poderia "absorver as preocupações" da Turquia e seguir com a adesão dos nórdicos.

 

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, se recusou a entrar em detalhes sobre as conversas do grupo, a portas fechadas em Berlim, mas fez eco ao posicionamento de Stoltenberg.

 

"Estou muito confiante de que chegaremos a um consenso sobre isso", disse Blinken em entrevista coletiva, acrescentando que a Otan é "um lugar para o diálogo".

 

'FIM' DA NEUTRALIDADE 


Finlândia e Suécia os países mantinham há décadas o modelo de neutralidade, pelo qual não aderiam a nenhuma aliança militar e nem enviavam tropas ao exterior.

 

Os dois não entraram para a Otan nem durante a Guerra Fria.

 

A mudança de rumo, considerada o principal movimento da geopolítica mundial em decorrência da invasão da Rússia à Ucrânia, é considerada uma grande ameaça pela Rússia, que alega que a Otan vem buscando se aproximar de seu território nos últimos anos.

 

A Finlândia, vizinha da Rússia, compartilha 1.300 quilômetros de fronteira com o país.

 

PUTIM ALERTA PARA REAÇÃO 

 

O presidente Vladimir Putin disse também nesta segunda que a Rússia não tem problemas com a Finlândia e a Suécia, mas que a expansão da infraestrutura militar em seu território exigiria uma reação de Moscou, à medida que os países nórdicos se aproximam da adesão à Otan.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

ntre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Putin, falando em Moscou em uma cúpula da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (CSTO), liderada pela Rússia, disse que a expansão da Otan é um problema para a Rússia e que ela deve examinar atentamente o que ele disse serem os planos da aliança militar liderada pelos EUA para aumentar sua influência mundial.

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.