23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
30/05/2021

UEA aplica provas do vestibular para cerca de 26 mil inscritos no Amazonas

Foto: Reprodução

Reitor informou que, devido a cheia, seis municípios tiveram monitoramento reforçado.

As provas do Vestibular da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) começaram a ser aplicadas neste domingo (30), em todo o estado. Devido a cheia dos rios, seis municípios tiveram o monitoramento reforçado, segundo o reitor Cleinaldo de Almeida Costa.

 

A UEA recebeu 26.903 inscrições para o Vestibular. O segundo dia de provas acontece nesta segunda-feira (31). Para a seleção, são oferecidas 1.526 vagas, sendo 1059 para a capital e 467 para o interior.

 

Os portões foram abertos às 12h, mas este ano, com as medidas de prevenção à Covid-19.

 

Veja também

 

Prefeitura de Manaus inicia as aulas híbridas da rede municipal de ensino nesta segunda-feira, 31/5

 

Abertas as inscrições para o webinário

 

Estudantes tiveram que cumprir medidas de proteção contra Covid. — Foto: Eliana Nascimento/G1 AM

 

Uma fila foi formada pelos candidatos para entrar na instituição com distanciamento regrado pelos fiscais. Cada candidato teve que medir a aferição da temperatura e foi recebido com álcool em gel nas mãos.

 

Jade Barros, de 19 anos, participa do Vestibular da UEA pela primeira vez. — Foto: Eliana Nascimento/G1 AM

Jade Barros, de 19 anos, participa do Vestibular da UEA pela primeira vez

 

SIS acontece na terça-feira


As provas do Sistema de Ingresso Seriado (SIS) serão aplicadas na terça-feira (1°). Neste ano, foram 35.430 inscritos. O Edital do SIS dispõe de 1.014 vagas, sendo 703 para a capital e 311 para o interior.

 

A classificação final dos candidatos, tanto do SIS quanto do vestibular, será divulgada no dia 7 de julho de 2021, além do Edital de Matrícula Institucional para ingresso no primeiro semestre de 2020.

 

Cheia e pandemia são desafios

 

UEA alerta estudantes para prazo de inscrição no vestibular e no SIS |  Cotidiano | A Crítica | Amazônia - Amazonas - Manaus

Fotos: Reproduções

 

De acordo com o reitor da UEA, Cleinaldo de Almeida Costa, o vestibular acontece em todos os 62 municípios do Amazonas. Segundo ele, a prova seria realizada no início deste ano, mas foram obrigados a suspender por conta do pico da segunda onda da pandemia.

 

"Nesse momento, nós tivemos oportunidade de fazer o planejamento para trazer a prova do vestibular para o momento mais baixo de números da pandemia no ano. É por essa razão que estamos realizando o vestibular nessa data", explicou.

 

Manaus alcançou a cheia histórica de 2012 e, neste domingo, chegou à marca de 29,97 metros. Muitos municípios do interior enfrentam dificuldades devido ao alagamento. O reitor afirmou que acompanharam seis cidades devido esse fenômeno, entre as cidades, Anamã, Manacapuru e Itacoatiara.

 

"Acompanhamos seis municípios que a situação da enchente está grave, e trabalhamos junto com as prefeituras com o sentido de definir locais de provas seguros para que os candidatos façam as provas com toda segurança nesses dias", disse.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

São mais de 100 escolas entre a capital e interior para atender os mais de 62 mil candidatos, segundo o reitor. "Tivemos um cuidado em ampliar o número de salas em relação ao ano anterior para que possamos colocar no máximo, 20 alunos por sala. De tal modo que o distanciamento possa ser garantido", contou.

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.