26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
06/04/2020

Uma em cada quatro mulheres não é livre para dizer não ao sexo, revela pesquisa

Foto: Reprodução

Apenas metade das mulheres do mundo pode tomar suas próprias decisões sobre consentimento sexual e assistência à saúde, segundo um estudo divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) na última semana. A entidade alerta que a limitação desses direitos impedem a igualdade de gênero.

 

Uma em cada quatro mulheres não é livre para dizer não ao sexo, e uma proporção maior não consegue tomar suas próprias decisões sobre cuidados de saúde, de acordo com o estudo feito pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) que constatou que os direitos das mulheres estão em declínio em alguns países.

 

Atingir a igualdade de gênero até 2030 era um dos objetivos globais adotados pelas Nações Unidas em 2015 para combater males sociais como pobreza e conflito.

 

Veja também

 

Posso fazer sexo em tempos de pandemia de coronavírus? Como me prevenir?

 

Por que é difícil ficar concentrado por longos períodos de tempo?

 

"A capacidade das mulheres de tomar decisões sobre saúde reprodutiva, uso de contraceptivos e relações sexuais é essencial para a igualdade de gênero e o acesso universal à saúde e direitos sexuais e reprodutivos", disse o UNFPA no relatório.

 

 

O estudo analisou o acesso das mulheres aos cuidados de saúde e se elas poderiam tomar suas próprias decisões sobre contracepção, saúde e dizer não ao sexo, afirmou Emilie Filmer-Wilson, consultora de direitos humanos do UNFPA. Apenas 55% das mulheres foram capazes de dizer sim às três perguntas, de acordo com dados da pesquisa coletados em 57 países.

 

— Se pode tomar essas decisões nas três áreas, essa mulher é vista como empoderada — disse Filmer-Wilson à Thomson Reuters Foundation.

 

 

Em um em cada dez países, as mulheres devem ser casadas para obter assistência médica à maternidade, e mais de 25% dos países têm restrições de idade para acesso à contracepção e exigem que as mulheres casadas obtenham o consentimento do marido para um aborto, segundo a pesquisa.

 

Os fatores que afetam a capacidade das mulheres de tomar sua própria decisão incluem seus níveis de escolaridade, a idade com que se casaram e a opinião de seus maridos, disse Filmer-Wilson.

 

Fotos: Reprodução

 

— Para o público em geral, acho que é um alerta.Temos mais trabalho a fazer em termos de empoderamento das mulheres — afirmou.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp. 

 

A pesquisa também descobriu que três quartos dos países estudados possuíam leis para garantir os direitos das mulheres, mas essas leis podem existir em países com costumes e práticas culturais ou religiosas que restringem seus direitos. 

 

O Globo

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.