18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Carnaval 2020
26/02/2020

União da Ilha e Estácio são rebaixadas no carnaval 2020 do Rio

Foto: Reprodução

Escolas de samba tiveram enredo sobre as "encruzilhadas da vida" e também sobre a importância da pedra. Apuração do carnaval do Rio ocorreu nesta quarta-feira (26).

As escolas de samba União da Ilha do Governador e Estácio de Sá foram rebaixadas para a Série A no carnaval 2020 do Rio de Janeiro. A União da Ilha ficou em último lugar, com 264,2 pontos. Já a Estácio terminou na penúltima posição, com 264,7 pontos.

 

A apuração que definiu os rebaixamentos ocorreu na tarde desta quarta-feira (26) no Praça da Apoteose, na região central do Rio.

 

A campeã do carnaval 2020 do Rio foi a Viradouro, com 269,6 pontos. Este foi o segundo título da escola, que já havia sido campeã do Grupo Especial do Rio em 1997.

 

Veja também

 

Grande Rio leva Estandarte de Ouro de melhor escola do Grupo Especial

 

Última noite de Carnaval no Rio é marcada por luxo e tombo de rainha. VEJA

Veja o resultado final do carnaval 2020 do Rio — Foto: Arte/G1

 

A União da Ilha teve problemas por causa de um carro alegórico que emperrou antes de entrar na avenida e terminou o desfile com atraso.

 

A escola foi a penúltima escola a desfilar no domingo passado, das 2h30 às 3h20. O enredo foi "Nas encruzilhadas da vida, entre becos, ruas e vielas, a sorte está lançada: Salve-se quem puder!".

 

Ao desfilar, a escola de samba fez uma série de questionamentos sobre as promessas feitas por políticos, autoridades e poderosos para resolver problemas sociais, de saúde, emprego, educação e moradia, por exemplo, mas que nunca são colocados em prática. A escola tentou mostrar o desalento de quem vive em comunidade, mas que apesar das dificuldades revela talentos e desenvolvimento.

 

Já a Estácio foi a primeira a desfilar no domingo, com um enredo sobre a "pedra", a beleza sólida do material que é a base do planeta Terra.

 

A escola de sambra lembrou que as rochas cruzaram os caminhos trilhados por nossos ancestrais: da exploração das pedras preciosas das Minas Gerais, passando pelas pedras citadas na literatura, à lasca de pedra mais famosa do mundo, coletada da lua pelos astronautas da Apollo 11.

 

A Estácio foi a campeã da Série A em 2019, o que possibilitou que ela entrasse no Grupo Especial do carnaval 2020.

 

 Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Estácio de Sá fala das escravas que escondiam pepitas de ouro sob o cabelo — Foto: Alexandre Durão/G1

Fotos: Reprodução

 

G1

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.