Segundo comissário europeu, proposta do bloco prevê investimentos em refino e tecnologia para agregar valor à produção brasileira
A União Europeia afirmou que está apresentando uma proposta considerada mais vantajosa ao Brasil na disputa por minerais críticos, insumos estratégicos usados principalmente na produção de tecnologia, energia limpa e setores industriais de alta demanda.
A sinalização foi feita em meio às negociações entre o bloco europeu e o governo brasileiro, que vêm avançando dentro de um contexto de forte competição internacional por recursos como lítio, níquel e terras raras.
Segundo autoridades europeias, a proposta da UE busca fortalecer a cooperação com o Brasil e ampliar investimentos na cadeia produtiva desses minerais, com foco em sustentabilidade e geração de valor dentro do próprio território brasileiro.
Veja também

Quem é Abelardo de la Espriella, presidente eleito da Colômbia em apuração preliminar
O movimento faz parte de uma estratégia mais ampla da União Europeia para reduzir a dependência de fornecedores dominantes no mercado global e garantir acesso estável a matérias-primas essenciais para a transição energética.
O Brasil é visto como peça-chave nesse cenário por possuir grandes reservas desses recursos naturais, o que o coloca no centro da disputa entre grandes potências econômicas.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
As negociações seguem em andamento e ainda não há definição final sobre os termos do possível acordo.