27 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
13/02/2024

Usar enxaguante bucal não serve para prevenir IST?s no sexo oral

Foto: Reprodução

Se você utiliza enxaguantes bucais para prevenir doenças durante o sexo oral, fica o alerta: estudos afirmam que método não funciona

O que você faz para prevenir a contração de infecções sexualmente transmissíveis durante o sexo oral? Se sua resposta for “enxaguante bucal”, fica o alerta: a prática não funciona. Apesar de parecer óbvio, o “método” ainda é muito utilizado por quem não utiliza preservativos no sexo oral.

 

De acordo com o médico infectologista Vinícius Borges, conhecido como Doutor Maravilha nas redes sociais, o estudo Omega, de 2021, apontou que produtos desse tipo não são eficientes para esse fim.

 

“Sexo não é só penetração, oral pode transmitir herpes, sífilis, HPV, hepatite A e gonorreia. Sempre que possível utilize o preservativo e faça testes de IST’s na garganta”, afirmou o especialista em uma publicação no Instagram.

 

Veja também

 

Quer prevenir a impotência? Estudo sugere forma simples - e agradável - de fazer isso. SAIBA QUAL

 

Pouco calórico, vegetal desincha e aumenta a saciedade. Saiba qual é

O fato é que a maioria das pessoas não utilizam preservativos para praticar sexo oral. Para a sexóloga Bárbara Bastos, isso começa na própria educação sexual, que dá um enfoque maior na penetração.

 

Sexo oral no feminino

 

“Hoje, temos uma educação sexual com um foco muito maior para o uso da camisinha na penetração, e com objetivo de evitar gravidez indesejada. Precisamos de mais atenção para os cuidados e prevenção no ato oral”, diz.

 

Também é importante ressaltar: a camisinha é indicada também no sexo oral praticado em mulheres. Apesar da camisinha feminina ser pouco utilizada, ela é uma aliada para a prevenção de IST’s.

 

Para quem acha o gosto da camisinha “ruim”, existem os preservativos saborizados.

 

Sexo oral: lo que debes saber para un encuentro placentero y seguro

Fotos: Reprodução

 

Infelizmente, a maior parte das opções ainda é para camisinhas masculinas. “Isso muito se deve à pouca demanda de mulheres interessadas nas camisinhas femininas, além da própria educação sexual, muito voltada para os preservativos masculinos”, elucida a sexóloga.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Independente disso, Bárbara garante: não vale a pena arriscar uma infecção por um descuido que poderia ser evitado. Logo, com ou sem sabor, masculina ou feminina, o que vale é se proteger no sexo oral.

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.