14 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
10/11/2021

Vacina contra HPV reduz casos de câncer do colo do útero em 90%

Foto: Reprodução

Uma pesquisa britânica demonstrou que a vacina bivalente, usada contra o papilomavírus humano (HPV), foi capaz de reduzir em cerca de 90% os casos de câncer do colo do útero, também chamado câncer cervical, em meninas que foram imunizadas com idades entre 12 e 13 anos.

 

Publicado na revista científica The Lancet, o trabalho realizado por pesquisadores do King´s College London e do serviço público de saúde da Inglaterra estimou que a redução nas taxas de câncer cervical foi de 34% para jovens vacinadas entre os 16 e 18 anos e de 62% para pacientes que tomaram o imunizante quando tinham idades entre 14 e 16 anos.

 

Os especialistas analisaram o efeito inicial da vacinação sobre os registros de câncer cervical e de carcinoma cervical in situ, estágio no qual as células começam a apresentar as primeiras alterações. O grupo que orientou a análise recebeu a vacina entre 2008 e 2010 na Inglaterra e era formado por adolescentes entre 12 a 18 anos.

 

Veja também

 

Desinchando a barriga: o que provoca e como evitar a dilatação abdominal

 

Dicas para prevenir e reduzir a dor muscular pós-treino

 

Os resultados indicaram diminuição nos casos de carcinoma cervical in situ. A vacina contra HPV diminui as taxas da doença em 97% para jovens imunizadas com menos de 13 anos e 75% para pacientes que receberam a vacina quando tinha entre 14 e 16 anos.

 

Segundo os pesquisadores, houve uma redução substancial no câncer cervical e na incidência de carcinoma em mulheres jovens após a introdução do programa de imunização contra o HPV na Inglaterra, principalmente nas pacientes que foram imunizadas entre 12 e 13 anos.

 

“O programa de imunização contra HPV quase eliminou com sucesso o câncer cervical em mulheres nascidas desde 1º de setembro de 1995”, afirmam os cientistas.


HPV

 

Foi utilizado um padrão quantitativo, chamado modelo de Poisson, para mensurar o risco relativo de câncer cervical em pacientes vacinadas em comparação com pessoas que não eram elegíveis para a vacinação contra o HPV.

 

O HPV é uma doença sexualmente transmitida que pode causar verrugas ou lesões percursoras de câncer. No Brasil, a imunização é administrada gratuitamente na adolescência. Praticamente todas as pessoas com vida sexual ativa poderão ter contato com o vírus HPV ao longo da vida.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Além do câncer do colo do útero, mais de 90% dos casos de câncer anal e 63% dos cânceres de pênis são provenientes da infecção pelo vírus. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.