29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
SÓ VÍDEOS
19/01/2020

Vídeo mostra ação de bando que furtou 200 carros em um ano

Foto: Divulgação

Vídeo flagra carro sendo furtado em São Cristóvão

A Polícia Civil tenta capturar, desde o último 3, um mecânico, um chaveiro, um dono de uma loja de revenda de peças usadas e um outro homem, suspeitos de integrar uma quadrilha acusada de furtar 200 carros no Rio, em Niterói e em São Gonçalo, num período de apenas um ano.

 

Eles e outras cinco pessoas que já estão atrás das grades, por conta de outros crimes, tiveram as prisões preventivas decretadas pelo Tribunal de Justiça. Imagens de câmeras de segurança, que estão em poder da polícia, revelam que o bando utiliza um módulo eletrônico clonado para executar os furtos.


Um dos bandidos abre capô para colocar dispositivo na igniçãoUm dos bandidos abre capô para colocar dispositivo na ignição Foto: Reprodução
O dispositivo, que tem uma espécie de chip, era ligado por um fio ao sistema de ignição eletrônica, dando partida ao veículo. Cada furto durava, em média, pouco mais de um minuto e meio.

 

Veja também 

 

Garis encontram perna humana em saco de lixo ao lado de uma cabine da PM

 

Homem é preso tentando traficar 700g de cocaína em cueca

 

Um dos bandidos abre capô para colocar dispositivo na ignição

 

De acordo com denúncia feita pela promotora Janaína Marques Corrêa Melo, que responde pela 8ª Promotoria de Investigação Penal, o bando chefiado pelo comerciante de peças usadas Leônidas da Silveira Alves da Silva, o Bebezão, furtava preferencialmente os carros Renault Sandero e Renault Logan, para qual o módulo clonado teria sido habilitado pelo chaveiro Leonardo dos Santos Carvalho.

 

Carro em fuga após dar partida


Depois de furtados, os carros eram levados para um desmanche em São Gonçalo. Policiais da 17ª DP (São Cristóvão) que investigam a quadrilha, suspeitam ainda que alguns veículos furtados tinham peças retiradas para reformar carros batidos comprados em leilões.

 

Leonidas da Silveira Alves da SilvaLeonidas da Silveira Alves da Silva Foto: Reproduçao de foto 2018


De acordo com o delegado Hilton Pinho, da 17ª DP, a quadrilha começou a entrar no radar da polícia no dia 3 de janeiro de 2018, quando furtou dois carros em menos de cinco minutos, em ruas próximas de São Cristóvão. Imagens que circulam nas redes sociais mostram a ação do bando num desses furtos.

 

Leonidas da Silveira Alves da Silva

Fotos: Reprodução

 

O vídeo foi levado pela reportagem para unidade policial que revelou já investigava a quadrilha. Só entre 3 de janeiro de 2018 e 19 de fevereiro de 2019, o mesmo grupo é suspeito de furtar 37 carros apenas na área da 17ª DP. Os outros mais de 160 furtos suspeitos de terem sido praticados pela quadrilha foram registrados nas áreas da 72ªDP (São Gonçalo) e 78 ª DP (Fonseca).

 

O elevado número de furtos de dois modelos de carros chamou a atenção da polícia. A primeira pista para descobrir os responsáveis pelos crimes surgiu após a recuperação de três veículos levados pelo bando. Por conta da instalação de rastreadores, os automóveis foram encontrados em São Gonçalo, pouco antes de serem desmanchados.

 

Agentes da 17ª DP vasculharam câmeras de segurança nas ruas onde os crimes ocorreram . E descobriram, a partir daí, que uma caminhonete prata era sempre vista nas imagens, escoltando os carros furtados.

 

Desconfiados de uma possível ligação da caminhonete com o local onde três veículos foram localizados, policiais do setor de roubos e furtos da 17ª DP ampliaram as buscas no trajeto entre o Rio e São Gonçalo. O resultado da análise acabou sendo fundamental para chegar até ao bando.

 

— Buscamos câmeras de segurança no trajeto entre o Rio e São Gonçalo. Seis carros furtados foram flagrados nas imagens neste trecho, sempre acompanhados de uma caminhonete. Identificamos que o proprietário do veículo . A partir daí, ele foi investigado e acabamos descobrindo que ele era suspeito de lintegrar a quadrilha. Desde que parte da quadrilha foi desbaratada nenhum furto de veículos desses dois modelos foi registrada na nossa área — disse Hilton Pinho.

 

De acordo com a promotora, o bando foi denunciado pelos crimes de furto qualificado e organização criminosa. O comerciante é apontado na denúncia do Ministério Publico como chefe do bando e responsável pela encomenda dos veículos que deveriam ser furtados.

 

Já o chaveiro é descrito no mesmo documento como sendo o responsável por criar os módulos eletrônicos usados nos furtos. Além deles, estão entre os procurados o mecânico Marcus Vinicius Andrade de Menezes, o Loka, que é acusado de participação em alguns dos furtos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp. 

 

Já Pedro Wander Pinto da Conceição, que também estava com a prisão decretada, foi encontrado morto, na última quinta-feira, em São Gonçalo.

 

VEJA VÍDEO:

 

 

Extra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.