24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Meio Ambiente
29/03/2023

Vale pagará US$ 55,9 milhões em acordo para encerrar ação por Brumadinho

Foto: Reprodução

Valor será pago à comissão de valores dos EUA. Órgão diz que mineradora teria feito divulgações falsas sobre a segurança de suas barragens antes do desastre de 2019, que matou 270 pessoas

A mineradora Vale pagará US$ 55,9 milhões à comissão de valores dos Estados Unidos, a SEC, para encerrar uma ação movida pelo órgão em 2022, após o rompimento da barragem da companhia em Brumadinho (MG), conforme comunicado divulgado na terça-feira (28).

 

Na ação, a SEC dizia que a Vale teria violado as leis de valores mobiliários ao fazer divulgações falsas sobre a segurança de suas barragens antes do desastre ocorrido em 2019, que matou 270 pessoas.

 

A SEC também informou na época que, a partir de 2016, a Vale teria manipulado auditorias de segurança de barragens, obtido certificados de estabilidade fraudulentos e enganado governos locais, comunidades e investidores com suas divulgações ambientais, sociais e de governança (ESG). A mineradora negou as acusações.

 

Veja também

 

Ferrovia, estrada e petróleo na Amazônia: os projetos 'antiambientais' no governo Lula

 

Mata Atlântica tem água de boa qualidade em 6,9% dos rios

Agora, a Vale disse que o acordo com a SEC entrará em vigor assim que ratificado pelo Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Leste de Nova York.

 

"Além disso, a SEC não se oporá à moção da Vale para rejeitar todas as alegações de que a companhia agiu com intenção fraudulenta ou imprudente em relação às suas divulgações", afirmou a empreso, citando que segue no compromisso de reparar os danos causados pelo rompimento da barragem.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Em janeiro de 2019, a barragem da Vale na cidade mineira de Brumadinho estourou, liberando uma onda gigantesca de resíduos de mineração sobre a comunidade. 

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.