Governo planeja ampliar restrições a outros lugares para desestimular o uso
Hong Kong proibirá a posse e o uso de cigarros eletrônicos, conhecidos como vape, em público em meados de 2026, anunciou a principal autoridade de saúde da cidade neste domingo (9). O vape continua sendo comum na região, apesar do território chinês ter proibido a importação, fabricação e venda de cigarros eletrônicos e produtos de tabaco aquecido em abril de 2022.
— Para proteger nossos jovens, acreditamos que é hora de proibir o uso de cartuchos de cigarros eletrônicos — disse o secretário da Saúde, Lo Chung-mau, na televisão.
— Começaremos legislando contra a posse e o uso ao ar livre — disse Lo. — Quando o público se acostumar (com a proibição), nós a implementaremos em todos os lugares — acrescentou.
Veja também
União firma acordo e indenizará enfermeiros de MG vítimas da covid-19
A medida será submetida ao Legislativo de Hong Kong em abril, com o objetivo de entrar em vigor em meados de 2026.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 35 países proibiram a venda de cigarros eletrônicos.
6 VEZES MAIS NICOTINA
Uma pesquisa recente do Incor mostra que as concentrações de nicotina no organismo de pessoas que usavam cigarro eletrônico há apenas um ano chegaram a ser até seis vezes superiores às de pessoas que fumaram 20 cigarros por dia, durante cerca de 25 anos. Essa quantidade equivale a um maço. O estudo também revelou que a maioria dos usuários tentou abandonar o dispositivo, sem sucesso, evidenciando a dependência e intensificando os impactos emocionais.
A pesquisa inédita foi realizada pelo Incor, em parceria com a Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo e o Laboratório de Toxicologia da Rede Premium de Equipamentos Multiusuários da FMUSP. O objetivo foi avaliar o comportamento, a percepção de risco, o perfil socioeconômico e o hábitos dos usuários desses dispositivos.
Esse alto nível está associado à forma de entrega de nicotina - a intensidade de oferta de nicotina dos cigarros eletrônicos é maior que a dos tradicionais - e também à frequência de uso. Enquanto uma pessoa que fuma 20 cigarros por dia dá 200 tragadas, um usuário de cigarro eletrônico dá, em média, 773 tragadas por dia.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
O estudo mostrou também que mais de 60% dos usuários de vape já tentaram parar de usar por conta própria. Entre aqueles com alta dependência, essa taxa sobe para 80%. Entretanto, não houve sucesso na tentativa.
Fonte: O Globo