05 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Economia
10/01/2024

Variação de preços de item da lista de material escolar pode chegar a 600% em sites diferentes

Foto: Reprodução

Pesquisa é do Procon Estadual do Rio de Janeiro. Veja ainda o que pode ou não ser cobrado dos pais e responsáveis

Um mesmo produto da lista de material escolar pode ter mais de 600% de variação de preço em lojas diferentes. A conclusão é de uma pesquisa do Procon Estadual do Rio de Janeiro, após checar anúncios de 157 itens em 10 sites. Entre os produtos apurados, encontram-se canetas, borrachas, lápis, corretivos, além de outros.O levantamento aponta as borrachas como os itens escolares mais baratos da lista, na média. Mesmo assim, se não for feita uma pesquisa, o consumidor pode acabar pagando caro. A variação de preços encontrada foi de 639,13% para uma borracha branca.

 

Uma tesoura, que oscilou 3,16%, tem a menor variação de preços entre lojas. E pelas médias calculadas, os itens com maiores preços são compasso de precisão e agenda.

 

A realização desse levantamento de valores já é uma tradição no Procon-RJ e observamos que ajuda o consumidor a economizar, pois comprovamos que, se houver pesquisa, é possível encontrar o mesmo produto, da mesma marca, em estabelecimentos diferentes, com grandes variações de preços — afirma Cássio Coelho, presidente da autarquia.

 

Veja também 

 

Alunos do Ensino Médio podem receber bolsa a partir de março

 

Transferência e matrícula de novos alunos com deficiência da rede pública de ensino começam nesta quarta-feira

O QUE PODE OU NÃO PODE NA LISTA


Para ajudar pais e responsáveis nesta época do ano, o Procon Estadual também dá orientações sobre lista de material escolar.É proibida a solicitação de materiais de uso coletivo, por exemplo, produtos de higiene e limpeza, e tintas para a impressora da escola.Não é permitida a determinação de marcas na lista de material escolar, sendo o responsável livre para comprar o produto solicitado da marca que lhe convier.


A instituição de ensino pode oferecer aos responsáveis a opção de compra do material na própria escola. Neste caso, é possível a cobrança de taxa de material, mas deve ser informada previamente, e acompanhada da lista.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram


A escola não pode obrigar esta compra no seu estabelecimento, a exceção é a venda de apostilas e materiais próprios.As dicas estão em uma cartilha, publicada aqui, que também aborda matrícula, rematrícula, reajuste, entre outros temas da volta às aulas. 

 

Fonte: O Poder

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.