NOTÍCIAS
Meio Ambiente
Vazio sanitário da soja inicia nesta terça-feira no Amazonas, alerta Adaf
Foto: Divulgação/ Mapa

Estratégia viabiliza a prevenção e o controle do fungo causador da praga quarentenária Ferrugem Asiática

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) informa aos produtores amazonenses que, a partir de hoje (10/06), está proibido o plantio e a manutenção de plantas vivas de soja em qualquer fase de desenvolvimento no Amazonas. A estratégia de manejo segue até o dia 10 de setembro e contribui para a prevenção e o controle do fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da praga quarentenária Ferrugem Asiática.

 

Os períodos do vazio sanitário da soja para a safra 2025/26 foram definidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e constam na Portaria SDA/Mapa Nº 1.271, de 30 de abril de 2025. A medida é aplicada de forma escalonada nos estados brasileiros.

 

A ferrugem asiática é uma das pragas mais severas a atingir a cultura da soja e é passível de ocorrer em qualquer estágio da planta. Ela tem como principal característica a desfolha precoce, o que impede o desenvolvimento completo dos grãos e, consequentemente reduz a produtividade.

 

Veja também 

 

Ibama terá R$ 825,7 milhões para combater desmatamento ilegal na Amazônia

 

Prefeitura de Manaus intensifica ação contra lixeiras irregulares e combate ao descarte ilegal

Os agricultores que descumprirem o período do vazio sanitário da soja estão passíveis de sanções administrativas como a interdição da propriedade, multa e destruição do material, bem como a responsabilização criminal do dono da propriedade, conforme o artigo nº 259, do Código Penal Brasileiro.

 

Foto: Divulgação/ Mapa

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

O Amazonas não tem registros de casos de ferrugem asiática. Denúncias sobre o descumprimento do vazio sanitário da soja podem ser feitas à Adaf, por meio da Ouvidoria da agência, no telefone (92) 99380-9174 ou no e-mail [email protected].

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Email:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2025. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.