27 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
28/01/2023

Vegetais verde-escuro: veja os benefícios e como incluí-los na dieta

Foto: Reprodução

Quanto mais colorido o prato, maior a garantia nutricional. Afinal, a alimentação balanceada é uma das chaves para uma vida saudável. Por isso, é importante entender a fundo os benefícios associados a cada uma das cores.

 

Você já sabe quais são os nutrientes dos vegetais verde-escuro?


Entre as folhas que exibem uma linda cor verde-escura estão: acelga, agrião, almeirão, rúcula, chicória, couve, escarola, espinafre e até mesmo as folhas de beterraba e de brócolis.

 

Veja também 

 

Qualquer quantidade de álcool faz mal ao cérebro, mostra estudo

 

Caso Zé Neto: saiba como agir durante uma crise de ansiedade

Aliás, essas duas últimas são comumente descartadas, mas podem ser aproveitadas quando refogadas, já que ficam super gostosas e são muito saudáveis. Já entre os legumes, destacam-se o brócolis, a couve-de-bruxelas, a ervilha e a vagem.


O pigmento carotenoide, associado à clorofila presente nos vegetais verdes, é o responsável pela tonalidade verde-escuro. Além disso, os carotenoides têm função antioxidante que combate a ação dos radicais livres, que são os responsáveis pelo envelhecimento das células e pelo desenvolvimento de doenças. No cérebro, sua ação ajuda a evitar e a desacelerar o declínio cognitivo.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Os carotenoides também são uma boa fonte de ácido fólico, uma vitamina do complexo B considerada essencial para o funcionamento do organismo, especialmente durante a gravidez. Segundo a nutricionista e gastrônoma Laura Franco, os carotenoides ainda são uma ótima fonte de fibras (que ajudam a gerar mais saciedade e um garantir o melhor funcionamento do intestino), além de outras vitaminas, como A, C e K.

 

Fonte: Metrópoles

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.