18 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
18/02/2024

Veja 3 benefícios incríveis de substância presente em fruta acessível

Foto: Reprodução

Pesquisadores associaram a substância à redução dos níveis de açúcar no sangue e de colesterol ruim, além da melhora na saúde digestiva

E não é que a frase “an apple a day keeps the doctor away” (“uma maçã por dia mantém o médico longe”, em tradução livre) faz todo sentido? A fruta, de fácil acesso e muito saborosa, é uma excelente fonte de nutrientes e vitaminas. Aliada a uma boa saúde, ela ainda tem ação antioxidante e fornece compostos fenólicos que combatem inflamações.

 

O que nem todos conhecem é que a maçã é rica em pectina, uma fonte de fibra solúvel muito usada em suplementos dietéticos. Essa substância, na verdade, é um heteropolissacarídeo, ou seja, um polissacarídeo constituído por mais de um tipo de açúcar. Seu principal componente é o ácido galacturônico, um ácido de açúcar derivado da galactose.

 

Um estudo de 2019 mostrou que a pectina teve um impacto positivo no microbioma (bactérias intestinais), sendo capaz de aumentá-las ou diminuí-las. Os pesquisadores também estudaram o efeito da macromolécula em relação aos níveis de açúcar no sangue e de colesterol, além da saúde digestiva.

 

Veja também 

 

Descubra alimento que emagrece e fortalece os ossos após os 50 anos

 

DEPRESSÃO: novo estudo aponta os 4 exercícios mais eficazes para aliviar os sintomas

De acordo com a publicação Verywell Health, a dose diária sugerida de pectina é de até 15 gramas, quantidade típica usada em estudos clínicos. No geral, a ingestão desse ingrediente é segura, embora seja possível ocorrer efeitos colaterais gastrointestinais.

 

O uso de pectina também está associado, segundo levantamentos, a atividades antioxidante e antitumoral (câncer); ao tratamento de úlcera duodenal e à doença inflamatória intestinal, incluindo doença de Crohn e colite ulcerativa. Mas as análises ainda são inconclusivas.

 

Maçãs - Metrópoles

( Foto: Reprodução)

 

Um estudo examinou o impacto do pó de pectina de maçã na síndrome do intestino irritável com predominância de diarreia, com queda maior nos sintomas. Outra análise que envolveu a administração de um produto combinado contendo pectina de maçã e extrato de camomila para crianças com diarreia descobriu que as crianças tratadas tiveram melhora dos sintomas do que as do grupo placebo.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Cientistas analisaram os efeitos do heteropolissacarídeo em pessoas com níveis de colesterol levemente elevados e observaram a redução do LDL (lipoproteína de baixa densidade), considerado “ruim”, em 4,94 a 9,26 milimoles por litro (mmol/L) — e o colesterol total em 3,73 a 6,54 mmol/L. “A pectina se liga ao colesterol no trato digestivo e o transporta para fora do corpo antes que possa ser absorvido pela corrente sanguínea“, diz a Verywell Health. 

 

Fonte: Veja

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.