27 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
13/02/2024

Veja 3 maneiras de melhorar a saúde do seu fígado sem parar de beber

Foto: Reprodução

Expert recomenda novos hábitos para melhorar a saúde do fígado sem precisar, necessariamente, parar com as bebidas alcoólicas

O fígado é o maior órgão sólido do corpo humano e tem mais de 500 funções vitais. Geralmente, os cuidados com ele incluem parar de beber, o que é realmente o melhor a se fazer, mas com a proximidade do Carnaval essa decisão pode parecer um pouco mais difícil.


Para quem deseja cair na folia, mas ainda assim pretende deixar o fígado saudável, existem outras recomendações que são simples de serem seguidas. Em entrevista à Vogue, a terapeuta nutricional Lucy Miller listou alguns hábitos para garantir a saúde desse órgão.

 

Veja também

 

Como a luz azul das telas prejudica a saúde dos olhos e do sono

 

 Saiba como o sexo pode te ajudar a aguentar o 'batidão' de carnaval


Confira as dicas:

 

Foto de superfície com cenoura, couve-flor, cheiro-verde e abóbora - Metrópoles

 

1- AUMENTE O CONSUMO DE VERDURAS , LEGUMES E FIBRAS

 

De acordo com a especialista, a nutrição é a forma mais importante de proteger o fígado das toxinas. Vitaminas e minerais mantêm as toxinas do lado de fora e, ao mesmo tempo, ajudam o fígado a eliminá-las.

 

Os vegetais como brócolis, couve, couve-flor e couve-de-Bruxelas, estão cheios de antioxidantes e fitonutrientes que ajudam a reduzir a inflamação e a apoiar esse órgão.

 

Alimentos como arroz integral, aveia, trigo, milho e granola são ricos em fibras. Portanto, ajudam os resíduos a passarem rapidamente pelo cólon, para que as toxinas não sejam reabsorvidas.

 

O fígado desenvolve uma série de funções em nosso organismo, como auxiliar a digestão das gorduras e armazenar algumas vitaminas e minerais

 

Empreendendo no Novo Normal. Produção de orgânicos na chácara Vovó Neli, Lago Oeste, com venda de hortifruti para o consumidor final

 

2 – PREFIRA PRODUTOS ORGÂNICOS

 

Ainda para ajudar a reduzir a quantidade de toxinas no corpo, experimente comer mais alimentos orgânicos. Eles influenciam na quantidade de produtos químicos, pesticidas, antibióticos e hormônios sintéticos, aos quais os indivíduos são expostos diariamente.

 

“No entanto [optar por esses alimentos], pode ser caro, por isso eu me concentraria em frango e laticínios orgânicos como prioridade, certificando-me de sempre lavar frutas e vegetais”, sugere Miller.

 

fast food

Foto: Reprodução

 

3 – EVITE O AÇÚCAR

 

Os alimentos ultraprocessados, ricos, geralmente, em açúcar, sal, e óleos podem ser cortados da sua dieta. Além de estarem associados ao desenvolvimento de cânceres, eles podem ser prejudiciais ao fígado.

 

Outros itens como glúten, laticínios, ovos e soja, podem ser evitados por um tempo, se deseja realizar apenas uma desintoxicação, afinal eles podem ser pró-inflamatórios para o corpo.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram


Ao adotar novos hábitos, você garante um fígado mais saudável. Caso contrário, os problemas podem ser inúmeros. “Se o sobrecarregarmos com toxinas diárias, podemos sentir sintomas como confusão mental, dores nas articulações, problemas de pele, alterações de humor, alterações na função intestinal, dores de cabeça, fadiga, problemas digestivos, problemas sono e baixa imunidade”, conclui Miller. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.