NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
18/05/2020

Veja 5 benefícios do tucumã: para que qerve e propriedades

Compartilhar:
Foto: Reprodução

5 Benefícios do Tucumã

O tucumã é uma fruta de cor alaranjada originária da Floresta Amazônica, que pode ser consumida in natura, na forma de suco natural, dentro de uma receita de sanduíche que também leva queijo coalho, na chamada tapioquinha com castanha-do-pará e queijo coalho, e há quem consuma a sua polpa ao lado de café e farinha.

 

Vamos conhecer um pouco melhor essa fruta tão saboreada pela Região Norte do Brasil e saber quais os benefícios do tucumã para a saúde e boa forma, advindos de suas importantes propriedades.

 

Veja também

 

Exercícios e imunidade: qual a relação?

 

5 exercícios para você fazer em casa e proteger sua coluna. CONFIRA

Para que serve? 5 benefícios do tucumã


A lista a seguir apresenta algumas das vantagens que já foram atribuídas à fruta amazonense.

 

1. As propriedades nutricionais do tucumã

 

Polpa de Tucumã - Produção Rural - São Sebastião, Porto Velho ...

 

O primeiro dos benefícios do tucumã que devemos destacar são as suas propriedades nutricionais. O alimento carrega antioxidantes e serve como fonte de nutrientes importantes para o funcionamento do nosso organismo como carboidratos, fibras, cálcio, potássio, magnésio, vitamina A, vitamina B1 e vitamina C.

 

2. Fonte de ômega-3

 

Os benefícios do tucumã | Blog Samel

 

A fruta nativa do Amazonas serve como uma fonte abundante de ômega-3, um tipo de gordura associada a benefícios como a diminuição da inflamação, a redução do colesterol elevado e o auxílio ao controle dos níveis de glicose no sangue.

 

3. Fruta é rica em vitamina A

 

Tucumã 12 Unidades - R$ 27,00 em Mercado Livre

 

Outro dos benefícios do tucumã que merece destaque é o fato do alimento ser rico na vitamina A. Ele é composto por uma quantidade do nutriente 90 vezes maior do que a presente no abacate e três vezes mais elevada do que a quantia apresentada pela cenoura.

 

A vitamina A é importante para a saúde dos olhos, principalmente na luz baixa e para a produção de pigmentos na retina dos olhos. O nutriente ainda trabalha na formação e manutenção da pele, dos dentes, do esqueleto, do tecido mole e das membranas mucosas, além de poder ser necessário para a reprodução e para o processo de amamentação.

 

Em alimentos como frutas e vegetais, como é o caso do tucumã, a vitamina A está presente na forma de betacaroteno, uma substância antioxidante. Cada porção com 100 g da polpa do tucumã é composta por 52 mg de betacaroteno.

 

4. Efeito antioxidante

 

Prosa Rural fala sobre as potencialidades do tucumã - Portal Embrapa

 

Por falar nos antioxidantes, vale a pena conhecê-los melhor, tendo em vista que eles fazem parte das propriedades do tucumã.

 

Os antioxidantes protegem as células do organismo contra os efeitos dos radicais livres, substâncias prejudiciais para saúde do corpo humano, que são conhecidas por contribuírem com o desenvolvimento de doenças crônicas e com o envelhecimento precoce.

 

5. Ação hidratante

 

Fotos: Reprodução

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

O óleo que é extraído da polpa do tucumã é classificado como um hidratante poderoso que, inclusive, pode ser encontrado na composição de produtos cosméticos para a pele e para os cabelos, como cremes, loções corporais, condicionadores para fios danificados e máscara para cabelos danificados.

 

Mundo Boa Forma

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

LEIA MAIS

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Copyright © 2013 - 2020. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.