19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
15/01/2022

Veja 8 formas de tratar as 'rugas de marionete', segundo especialistas

Foto: Reprodução

Rugas na testa, pés de galinha, linhas de expressão… Não bastasse essas “intrusas” na parte superior do rosto, se olharmos um pouco mais para baixo, podemos encarar algumas outras aparições nada amigáveis. Na coluna Claudia Meireles, você já leu a respeit

Rugas na testa, pés de galinha, linhas de expressão… Não bastasse essas “intrusas” na parte superior do rosto, se olharmos um pouco mais para baixo, podemos encarar algumas outras aparições nada amigáveis. Na coluna Claudia Meireles, você já leu a respeito das rugas “código de barras”, muito comum entre os fumantes. Agora, chegou a vez de tomar conhecimento das chamadas “rugas de marionete”, a fim de prevenir o seu surgimento e/ou tratá-lo.

 

Antes de se aprofundar no tema, que tal entender o que são as rugas faciais? “As rugas do rosto são vincos ou dobras na pele que geralmente aparecem ou se tornam mais proeminentes com o envelhecimento”, descreveu a esteticista Erica Bartoloni ao portal Byrdie. Calma, elas são completamente naturais e não são motivo para se envergonhar, conforme acrescentou a esteticista de celebridades Natalie Aguilar. “As pessoas tendem a esquecer que são naturais”, opinou ela.

 

Veja também 

 

Óleo de coco nos cabelos: aliado ou rival?

 

Cabelos no verão: saiba como cuidar dos fios nos dias mais quentes

Uma breve contextualização


Existem dois tipos de rugas faciais, as dinâmicas e as estáticas. De acordo com Erica Bartoloni, as primeiras são causadas pelas “contrações dos músculos faciais”. “Por exemplo, quando sorrimos ou franzimos as sobrancelhas”, ilustrou a enfermeira estética americana Heather Rypien, ao mesmo site.

 

Mulher madura com as mãos no rosto

 

As estáticas, por sua vez, são as linhas que são constantes ou permanentes na pele e parecem ser agravadas independentemente do movimento. Essas rugas são causadas pela perda de colágeno e elasticidade, segundo Erica. Com o tempo, as rugas dinâmicas podem se tornar estáticas.

 

No entanto, podemos incluir uma opção extra a essas categorias de linhas de expressão, mais especificamente na parte inferior do rosto: as dobras. “Elas são causadas quando os músculos faciais se contraem”, apontou a dermatologista Mariana Vergara ao site. Ela comenta que essas características aparecem, principalmente, no sulco nasolabial.

 

A causa dessas aparições


De acordo com a esteticista de celebridades Natalie Aguilar, há uma série de fatores que podem causar rugas faciais, como genética, idade, clima, estilo de vida e dieta. “À medida que envelhecemos, começamos a perder massa óssea e gorda, enquanto nossa produção de colágeno começa a diminuir. Aqueles que vivem estilos de vida estressantes têm mais inflamação, e a inflamação causa danos inflamatórios e destruição dos componentes estruturais da pele, incluindo colágeno e elastina”, falou ao Byrdie.

 

Rosto de mulher madura loira

 

A expert informou que a dieta desempenha um papel importante na formação de rugas. “Comer açúcar pode causar glicação, quando as moléculas de açúcar aderem aos nossos feixes de colágeno e elastina e os quebram. Com o tempo, perdemos a capacidade de manter a pele firme. Nosso rosto também é a primeira parte do nosso corpo a enrugar por causa de todas as expressões musculares”, esclareceu.

 

Recipientes com ingredientes dentro

 

Rugas de marionete


No caso das “rugas de marionete”, chamadas de sulcos labiomentonianos, elas se estendem desde os cantos do nariz até os cantos da boca. Essas linhas marcam as laterais da boca e definem o processo de perda de marcação do rosto, e ganharam esse apelido por lembrarem os vincos laterais da boca de bonecos de marionete.

 

“A perda de volume nas bochechas faz com que elas caiam, aprofundando as dobras nasolabiais e potencialmente causando rugas ao longo da boca e da mandíbula. Expressões, falar e comer fazem com que as rugas se formem ao redor da boca”, destacou o dermatologista Farhaad Riyaz.

 

Para a especialista Erica Bartoloni, o primeiro passo é procurar um profissional. “Recomendo consultar um médico experiente para uma consulta quando você começar a ver rugas”, disse. “Em nossos 20 e poucos anos, a produção de colágeno do nosso corpo começa a diminuir, mas a genética também desempenha um papel importante nisso, então, o desenvolvimento de rugas pode ocorrer antes ou depois dessa idade”, frisou.

 

Rosto de mulher madura

 

“Os tratamentos de pele de grau médico no consultório podem dar um impulso extra para otimizar a qualidade geral da pele, retardando a progressão de futuros sinais de envelhecimento e rugas”, declarou Erica Bartoloni.

 

1 – Toxinas relaxantes de rugas


Uma das alternativas é o botox, indicado para as linhas detectadas no início de sua aparição. “Ele trabalha para relaxar as linhas e evitar a formação de novas”, recomenda a enfermeira estética Heather Rypien. O botox pode ser útil nas áreas do lábio superior (“rugas código de barras”), na pré-papada (para tratar os cantos da boca virados para baixo que podem causar linhas) e no queixo (para tratar as ondulações da pele). “Os resultados podem durar de 3 a 6 meses”, afirmou Erica Bartoloni.

 

Médico injetando substância em rosto de mulher

 

2 – Tratamentos de pele


Procedimentos que induzem colágeno, como o queridinho microagulhamento, são outra maneira eficaz de tratar linhas finas e rugas. “O microagulhamento envolve o uso de um dispositivo com pontas de agulha muito finas e oscilantes para fazer punções controladas na pele”, citou Erica. “Essas microlesões estimulam o processo natural de cicatrização de feridas do corpo. Isso resultará em um aumento de colágeno e elastina, o que pode melhorar a aparência de rugas, cicatrizes e a textura geral da pele”, esclareceu.

 

dedo apoiando o rosto de uma jovem mulher

 

3 – Ácido retinóico (ou tretinoína)


O dermato Farhaad Riyaz comentou a respeito do ácido retinóico, ou tretinoína, uma forma oxidada da vitamina A. O médico disse que a substância é de 10 a 100 vezes mais eficaz que o retinol. “Ele funciona esfoliando e estimulando a renovação celular, reduzindo a inflamação e aumentando a produção de colágeno e elastina”, defendeu o profissional. “O resultado é redução de linhas finas e rugas e textura da pele mais suave”, informou.

 

4 – FPS


Como é de se esperar, é unânime a recomendação por parte dos especialistas de protetor solar na prevenção de rugas (incluindo as “de marionete”, ok?). Farhaad, por exemplo, contou que o fator de proteção a partir do 30 é, particularmente, importante em todas as formas de uso de retinóides, “pois esse poderoso ingrediente ativo torna a pele mais sensível ao Sol”. Vale lembrar que as luzes das telas de celulares e computadores também são motivo para uso de filtro solar, tá bem?

 

mulher aplicando protetor solar no rosto

 

5 – Dieta


Uma alimentação saudável pode desempenhar um papel incrível na prevenção de rugas. “É importante comer uma dieta nutritiva que o corpo possa converter em nutrientes para reparar os danos da pele”, afirmou Natalie Aguilar.

 

Farhaad Riyaz deu a dica de “comermos o arco-íris”, ou seja, incluir uma variedade de frutas e vegetais para ajudar a combater os radicais livres prejudiciais. Foque em proteínas magras, para facilitar a reconstrução de colágeno e elastina e gorduras saudáveis ??e ômegas-3 encontrados em abacates, sementes de linhaça, nozes e salmão.

 

Prato com comidas saudáveis

 

6 – Antioxidantes


Cuidar da pele aplicando vitamina C pela manhã e retinol à noite pode melhorar a aparência da derme e, ao mesmo tempo, ajudar a prevenir a formação de rugas, segundo Erica Bartoloni. “Ambos demonstraram estimular a síntese de colágeno e minimizar linhas finas e rugas. Quando o protetor solar e a vitamina C são usados ??juntos, eles são mais eficazes na neutralização dos radicais livres dos raios UV, por isso dá um impulso ao protetor solar”, enfatizou ela.

 

“A vitamina C tende a ser instável e oxida rapidamente quando exposta à luz, por isso as ampolas de Vitamina C ISDIN são perfeitas para evitar isso. Além disso, o ácido hialurônico é ótimo para hidratação extra. O retinol é considerado o padrão ouro dos ingredientes antienvelhecimento. Melhora a textura da pele, aumentando a renovação celular e permitindo a geração de novas células”, recomendou a especialista em cuidados com a cútis.

 

7 – Preenchimentos de ácido hialurônico


Para Erica, os preenchedores de ácido hialurônico, por exemplo, quando injetados corretamente, podem suavizar as linhas e repor o volume facial perdido. “Em muitos casos, substituir primeiro o volume perdido na parte superior ou média da face (como as bochechas) melhorará a aparência das dobras nasolabiais ou da papada na parte inferior da face. Se for necessária uma correção adicional na face inferior, o preenchimento pode ser injetado de forma conservadora diretamente na área de interesse”, afirmou.

 

Médica examinando mulher madura

Fotos: Reprodução

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

8 – Consulte seu médico


Por meio desta matéria, decerto você ficou mais informado a respeito do assunto. Entretanto, o melhor a se fazer é procurar um dermatologista para uma orientação segura e própria para o seu caso. “Compreender sua pele, bem como a causa de suas rugas (se você as desenvolveu) permitirá um plano de tratamento e prevenção mais personalizado e bem-sucedido”, finalizou Erica Bartoloni ao portal Byrdie. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.