19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
30/08/2021

Veja combinações de alimentos para melhorar o humor e regular o intestino

Foto: Reprodução

O intestino, segundo especialistas, é considerado o nosso segundo cérebro. Caso ele esteja desregulado, sintomas como ansiedade e depressão podem ser intensificados, uma vez que diversos neurotransmissores dependem da microbiota intestinal.

 

A absorção de nutrientes importantes para o gerenciamento de ansiedade, depressão e transtornos do humor, por sua vez, pode ser prejudicada em quem não tem um intestino saudável.

 

“Pode parecer clichê, mas se alimentar bem é fundamental para um bom funcionamento do nosso corpo. E isso não quer dizer que você precise renunciar ao que gosta, mas que deve entender como usar os alimentos a seu favor”, esclarece a nutricionista e pesquisadora Aline Quissak.

 

Veja também

 

Pipoca é saudável: Saiba como fazer uma versão sem gordura. VEJA

 

O que é isotônico, para que serve e como consumi-lo de forma segura

 

Para ajudar o intestino a funcionar melhor e, dentro de uma perspectiva que equilibra as funções do organismo com a saúde mental, Aline Quissak sugere algumas combinações de alimentos. Confira:

 

Lanche com mamão, chia e amêndoas para deixar o intestino feliz

 

O mamão é uma fruta bastante conhecida por ajudar no funcionamento do intestino, pois tem poderes laxativos. Além disso, a fruta possui papaína, uma enzima digestiva que melhora os gases e o processo de digestão de proteínas.

 

Contudo, nem todo mundo se dá bem com o mamão. Para muita gente, ele não tem efeito algum. Uma dica é adicionar amêndoas – elas são ricas em fibras e gorduras – para aumentar o poder laxativo da fruta. A vitaminas E e os antioxidantes presentes nas amêndoas também vão aumentar a absorção de água no intestino, deixando as fezes mais amolecidas.

 

A chia, por sua vez, colabora formando um gel para facilitar o trânsito intestinal.

 

Ingredientes: 1/2 mamão, 2 colheres de sopa de chia, 2 colheres de sopa de amêndoas ou farinha de amêndoas + 1 chá de erva doce com hortelã. A sugestão de Aline é que essa seja a última refeição do dia.

 

Mamão com chia e canela - Dieta detox natural

 

Lanche com linhaça, frutas amarelas ou arroxeadas e iogurte integral (ou de côco) para diminuir a ansiedade

 

Um intestino desregulado, com baixa absorção de nutrientes, muitos gases, má alimentação e com poucos probióticos aumenta os hormônios ligados à ansiedade. A ansiedade, por sua vez, deixa o intestino mais inflamado e desregulado.

 

Para estas situações, a nutricionista sugere o consumo de triptofano, um ingrediente presente nas proteínas que auxilia o relaxamento. O triptofano também ajuda a alimentar as bactérias do bem do intestino, regulando o funcionamento do órgão para que ele não fique nem preso demais e nem muito solto. A substância é encontrada no iogurte integral e no leite de coco natural, entre outros.

 

Outro nutriente importante é a vitamina A, presente nas frutas e vegetais amarelos. Uma boa opção é a manga (para intestino preso) ou a nectarina (intestino normal).

 

A vitamina A é um anti-inflamatório natural que ajuda na desintoxicação do fígado, promovendo melhora na limpeza das toxinas do estresse e da ansiedade. Já as antocianinas presentes nos alimentos “arroxeados e azulados”, como o mirtilo, são outro grupo de anti-inflamatórios naturais para os machucados do intestino e a diminuição de danos cognitivos provocados pela ansiedade, como a falta de foco e de concentração.

 

Quanto à linhaça, ela é uma aliada no combate a essas inflamações e, por isso, deve estar no dia a dia de quem tem ansiedade.

 

Ingredientes: 1 colher de sopa de linhaça moída + 1 xícara de frutas amarelas ou arroxeadas ( ou ainda metade de cada) + 150 ml de iogurte natural integral ou iogurte de coco.

 

Página: 240 – Vitat

 

Chá para Síndrome do intestino irritável (SII) com gengibre, erva-doce e hortelã

 

Um dos grandes incômodos para quem tem a Síndrome do intestino irritável é a cólica intestinal, causada pelos gases e má digestão.

 

Neste caso, o gengibre tem a capacidade de desfazer as bolhas de gás, além de ajudar a movimentar o intestino para quem tem ele preso. Para pessoas que têm o intestino solto demais, a recomendação é trocar o gengibre por noz moscada.

 

Já a erva doce ajuda a acalmar a mucosa do estômago e do intestino, aliviando a acidez e o desconforto e, principalmente, ajudando o pâncreas e estômago a liberarem enzimas digestivas para a comida “cair melhor”. A hortelã, além de antifúngico, antiviral e bactericida para questões de estômago e intestino, ajuda a prevenir infecções e melhora a digestibilidade e as cólicas.

 

Outra opção é trocar a hortelão por cardamomo. Com a mistura de todos esses alimentos, o efeito de alívio é potencializado em abordagens distintas, já que só um não será capaz de ajudar na complexidade da SII. A principal maneira de ingestão é em forma de chá entre as refeições. A nutricionista também sugere misturar a combinação no tempero de carnes, legumes e sopas.

 

Ingredientes: 1 colher de sobremesa de gengibre ralado + 4 folhas grandes de hortelã + 1 colher de chá de semente de erva doce ou 1 sachê em 250 ml de água quente. No preparo, abafe por oito minutos para extrair bem os nutrientes e, caso queira, leve a geladeira para o consumo. 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Hortelã para combater a síndrome do intestino irritável - Melhor Com Saúde

Fotos: Reprodução


Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.