28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Coisas do outro mundo
20/06/2019

Veja os 5 seres mitológicos que seria legal ver na vida real

Foto: Reprodução

O legal sobre essa poderosa ave é que, ao morrer, seu corpo entra em chamas e a fênix renasce a partir das próprias cinzas

 1 – A Fênix


A fênix é um pássaro fantástico originário da mitologia grega, embora existam versões desse animal em outras culturas, como é o caso de Bennu, dos antigos egípcios, Fèng Huáng, dos chineses, e Ho-o, dos japoneses. Ele quase sempre é descrito como uma ave de grande porte — semelhante à águia, ao falcão ou ao pavão — dotado de olhos como safiras e brilhantes penas amarelas, vermelhas e roxas.

 

 

O legal sobre essa poderosa ave é que, ao morrer, seu corpo entra em chamas e a fênix renasce a partir das próprias cinzas. Além disso, segundo as lendas, esses pássaros possuem lágrimas com poderes medicinais e que inclusive podem ser usadas para trazer os mortos de volta à vida. E é por isso que, simbolicamente, a fênix está associada à ideia de ressurreição. Então, quem não gostaria de ter um animal desses por perto?

 

Veja também 

 

Som misterioso pode ser 1º sismo já registrado por terráqueos em Marte

Ave mais perigosa do mundo mata seu próprio criador nos EUA. CONFIRA


 

2 – O Unicórnio


As lendas sobre os unicórnios circulam pelo mundo desde a Antiguidade, e existem menções sobre esses animais extraordinários dotados de um único chifre em obras da Roma e Grécia Antiga, da mitologia chinesa, e até na Bíblia — dependendo da tradução que você consultar!

 

 

 


De acordo com Plínio, o Jovem, um dos caras que escreveram sobre os unicórnios, eles eram bem diferentes das ilustrações que vemos hoje dia desses seres. Segundo o romano, se tratava de criaturas selvagens com corpo de cavalo, cabeça de veado, pés de elefante, cauda de javali e dotadas com um enorme chifre negro no meio da testa.

 

As representações dos unicórnios só passaram a ser mais parecidas com as que estamos acostumados atualmente durante a Idade Média e a Renascença, e eles começaram a ser associados com a ideia de pureza e virgindade. Tanto que, segundo os contos dessas épocas, esses animais só podiam ser domados por donzelas virgens e de coração puro — que tinham que parar diante deles e mostrar seus seios nus.

 

3 – O Hipogrifo


Imagine um animal que é metade cavalo e metade águia e é capaz de voar! Esse é o hipogrifo, uma criatura mitológica que nasceu da união de uma égua com um grifo — outro ser lendário conhecido por ter o corpo de um leão, a cabeça e as asas de uma águia, e por botar ovos de ouro.

 

 

 

Mas, voltando ao hipogrifo, esse ser foi criado pelo italiano Ludovico Ariosto e descrito em sua saga chamada Orlando Furioso, de 1516. Mais recentemente, um desses animais fez uma aparição em um dos filmes de Harry Potter — “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” —, e suas características foram retratadas direitinho no longa!

 

Segundo Ariosto, ao contrário dos grifos, os hipogrifos podem ser domados e são criaturas que prezam pela honra e pela nobreza. Ademais, eles podem ser um pouco temperamentais com desconhecidos, mas são incrivelmente leais com aqueles que eles aceitam em seu círculo.

 

4 – O Centauro


Originários das histórias da Grécia Antiga, os centauros são criaturas com corpo e patas de cavalo, mas torso, braços e cabeça são de humanos. Segundo a lenda, esses seres eram descendentes de Íxion, um dos maiores vilões da mitologia grega, e uma nuvem — modelada por Zeus para se parecer com Hera.

 

 

 

Eles deixaram o Monte Olimpo para viver nas florestas da Tessália e ficaram conhecidos por sua inteligência e por preferir viver em grupos isolados. Ainda de acordo com as lendas, os centauros viviam em cavernas, se alimentavam de animais selvagens que eles caçavam e costumavam usar galhos de árvores e pedras como armas.

 

5 – A Esfinge


Mais uma figura da mitologia grega, a esfinge é um ser com corpo de leão, asas de águia, busto e cabeça de mulher e, de acordo com algumas descrições, com uma serpente como cauda. Mas não pense que, por se tratar de uma personagem feminina, era uma criatura maternal e boazinha!

 

Fotos: Reprodução

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

 

Segundo a lenda, a esfinge tocava o terror em Tebas, no Antigo Egito, e residia no lado de fora da cidade. Ela desafiava os visitantes a responder uma charada — o famoso enigma da esfinge: que criatura tem quatro pés pela manhã, dois ao meio-dia e três à tarde? — e, se eles errassem ou demorassem demais para dar a resposta, eram devorados pela criatura.

 

Dos seres da mitologia que descrevemos na lista, a esfinge talvez seja um que não seria muito legal de encontrar na vida real... a não ser que você saiba a resposta para o enigma, é claro! E aí, caro leitor, você sabe? E sobre as criaturas da mitologia que você gostaria de ver um dia, existem outras que não mencionamos acima? Não deixe de contar para a gente nos comentários!

 

Mega Curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.