17 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esportes
20/11/2022

Veja quem subiu e desceu na semana de treinos da seleção brasileira na Itália

Foto: Reprodução

Tite usou semana em Turim para recuperar defesa e ajustar ataque da seleção de olho na estreia da Copa

O planejamento da seleção brasileira foi cumprido à risca na primeira semana de preparação para a Copa do Mundo, em Turim, na Itália. Em cinco dias de treinamentos no CT da Juventus, a comissão técnica conseguiu recuperar parte dos jogadores que vinham com algum problema físico, sobretudo Marquinhos, e fazer um ajuste fino no ataque de olho na estreia contra a Sérvia, na próxima quinta-feira, pelo Grupo G.

 

Foram dois treinos mais físicos e três mais táticos, intercalado com sessões de fisioterapia e ganho de força na academia. Marquinhos foi observado de perto desde que chegou da França por conta de dores musculares na coxa, fez trabalhos mais leves nos primeiros dias, mas conseguiu participar das movimentações com bola no fim da semana. Danilo e Bremer também fizeram os primeiros dias de regenerativo após jogarem no domingo à noite.

 

No balanço da semana, a certeza de que o técnico Tite terá todos os jogadores à disposição para a primeira partida, e poderá definir a partir de agora quem será titular. Pelos trabalhos em Turim, a formação com Paquetá ao lado de Casemiro no meio-campo e Vini Jr no ataque pareceu a escolhida. Ao menos, foi a mais exercitada. Desde as primeiras atividades com bola os auxiliares orientavam os pontas a atuarem com bastante profundidade, em movimentações por fora do campo.

 

Veja também

 

Lukaku não se recupera e está fora dos dois primeiros jogos da Bélgica na Copa do Mundo

 

Benzema se pronuncia após corte: 'Tenho que pensar no time'

Por outro lado, mesmo com equipes misturadas, Paquetá ficou a todo momento por dentro. Nos primeiros dias jogou no time contrário ao de Neymar, em seguida se juntou ao camisa 10. A parceria fluiu bem. Quando os treinos foram mais disputados, Paquetá conseguiu fazer a função defensiva e dar suas escapadas ao ataque com toque de bola e velocidade. Havia sempre a orientação para fechar os espaços sem a bola, o que ele executou bem.

 

Vini Jr e Raphinha tinham o mesmo papel. A saída de bola desde a defesa visava a todo momento a velocidade dos pontas, mas eles também eram orientados a baixar a marcação, em uma linha que tinha também Neymar e um centroavante. Em alguns momentos, Gabriel Jesus e Pedro foram experimentados no lugar de Richarlison, que teve lesão recente, mas demonstrou muitas disposição nos treinamentos e não deve perder seu lugar. Martinelli também atuou bem pela ponta esquerda, demonstrando velocidade e muita força no um contra um.

 

Falando em vontade, a expectativa pela participação de Daniel Alves foi superada. Até pelos excessos. O lateral de 39 anos, que ficou com a parte de força e potência defasada no México, deu ritmo aos treinos físicos e com bola e manteve a competitividade da seleção em alta. Ainda assim, Danilo segue na equipe. A primeira atividade com bola, com entrada mais dura em Pedro, foi o estopim para essa disputa acirrada por vaga por todo o campo. Após outros episódios com Alex Telles e Bruno Guimarães, os últimos treinos foram menos pegados e sem incidentes.

 

Além de Pedro, Tite observou Éverton Ribeiro por vezes no lugar de Paquetá e Bruno Guimarães muitas vezes na vaga de Fred, ambos revezando ao lado de Casemiro. Fabinho era quem mais fazia o papel de primeiro volante com Paquetá na formação misturada pelo técnico para embaralhar a cabeça de jornalistas e adversários. Ribeiro trabalhou bem também quando esteve ao lado de Neymar, inclusive com assistência. Nos ensaios táticos abertos, o camisa 10 e Richarlison marcaram gols, Pedro e Gabriel Jesus não.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Embora não tenha havido escalação dos onze que iniciam a Copa do Mundo, o campo falou. E, como diz o treinador, a concorrência leal fez o talento se impor sem perda de consistência defensiva. Agora, é saber se o treinador terá coragem de ousar e lançar uma formação mais ofensiva logo na estreia, diante de um adversário que promete sair para jogar, mas terá uma linha de defesa baixa e muito forte.

 

Fonte: O Globo 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.