16 de Junho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Ciência e Tecnologia
17/08/2022

Viagem no tempo: físico explica 2 possíveis tipos de viajar ao futuro

Foto: Reprodução

Não é de hoje que a possibilidade de viajar no tempo fascina a humanidade: a ideia de voltar ao passado ou saltar em direção ao futuro gerou — e continua gerando — diversas obras de ficção científica para lá de interessantes.

 

Chega uma hora, porém, que algumas das ideias vistas em livros, filmes e séries deixam de ser ficção e passam a ser enxergadas como verdadeiras possibilidades.

 

E, pelo visto, este pode ser o caso em relação às viagens no tempo.

 

Veja também

 

Missão espacial japonesa mostra que água da Terra pode ter vindo de asteroides

 

Porsche assina contrato de 25 anos com empresa da energia solar

 

VIAGEM NO TEMPO É POSSÍVEL?

 

(Fonte: cokada/Getty Images)

 

Embora ainda não haja uma forma de realmente viajar no tempo (a não ser, é claro, que você considere a vida como uma constante viagem para o futuro), cientistas parecem acreditar que a possibilidade não apenas existe, como não é nenhuma novidade. É o que afirma Brian Greene, professor de física e matemática na Universidade de Columbia e cofundador do World Science Festival.

 

Greene explica que existem duas possibilidades de viajar no tempo: uma para o passado e a outra para o futuro, sendo a última mais aceita pela comunidade científica. Afinal, Albert Einstein teorizou ser possível viajar para o futuro mais deu um século atrás. Segundo o físico e teórico alemão, se um indivíduo for para o espaço e viajar na velocidade da luz, retornaria à Terra do futuro. Isto porque, na velocidade da luz, o tempo passa de maneira mais lenta do que o normal.

 

O mesmo vale para áreas de gravidade elevada, como em regiões muito próximas à estrela de nêutrons ou a buracos negros. Nestes casos, a força gravitacional é tamanha que acaba distorcendo o tempo. Assim, se você chegasse pertinho de um buraco negro e conseguisse voltar, perceberia que muito tempo passou e você agora está no futuro.

 

DÁ PARA VOLTAR NO TEMPO?

 

(Fonte: fredmantel/Getty Images)

Fotos: Reprodução

 

Apesar de concordarem que saltar para o futuro é uma possibilidade real, físicos não parecem tão certos de que viajar para o passado seja uma alternativa viável. Mas também não descartam totalmente a ideia.

 

Afinal, algumas teorias — embora menos populares — sugerem ser possível, sim, alternar entre passado e futuro. É este o caso dos buracos de minhoca, um conceito que afirma ser possível abrir uma ponte entre dois locais, permitindo atravessar longas distâncias em curtos períodos de tempo.

 

Somando esta ideia com a teoria citada anteriormente, alguns físicos acreditam que se uma ponta do buraco do minhoca for impactada por gravidades elevadas, é possível que esta saída esteja no futuro — enquanto a entrada ainda estaria no passado. Porém, como a existência de buracos de minhoca ainda não foi comprovada, viajar no tempo em direção ao passado ainda é um conceito controverso.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Diferente de navegar rumo ao futuro, para muitos cientistas a ideia de voltar para o passado ainda parece ser apenas mais um produto pertencente às tramas de livros e filmes. Mas não podemos esquecer que a ficção científica de hoje pode ser a realidade de amanhã.

 

Fonte: Mega Cruioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.