18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
13/11/2020

Virada Sustentável Manaus promove intervenção visual no Centro em prol da causa LGBTQI+

Foto: Reprodução

A diversidade e o combate à violência

A diversidade e o combate à violência e discriminação contra pessoas LGBTQI+ foram tema da intervenção cultural realizada na manhã desta sexta-feira (13), como uma das ações da Virada Sustentável Manaus, festival de mobilização para a sustentabilidade correalizado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS). Faixas de pedestres com as cores do arco-íris foram estendidas na Rua 10 de Julho, ao lado do Teatro Amazonas, no Centro de Manaus.

 

“O que está acontecendo hoje é uma das várias ações em prol de mais consciência, para estimular a diversidade, falar sobre amor livre e sobre respeito”, disse a coordenadora da Virada Sustentável Manaus, Paula Gabriel.

 

Em decorrência da pandemia da Covid-19, a intervenção ocorreu sem público, apenas com voluntários do Conselho Criativo do festival, seguindo os protocolos de segurança e prevenção contra o novo coronavírus. “Neste ano de pandemia, a gente teve que se reinventar, não só pela ausência de recursos, como também por não querer proporcionar aglomerações. A solução que encontramos foi fazer algumas intervenções na cidade”, acrescentou Paula Gabriel.

 

Veja também

 

UNICEF Manaus seleciona 100 jovens venezuelanos e brasileiros para criarem soluções destinadas a crianças e adolescentes refugiados e migrantes

 

Governo do Amazonas avalia flexibilização de flutuantes na modalidade restaurante

 

 

A implantação da sinalização recebeu autorização da Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). A primeira-dama do município, Elisabeth Valeiko Ribeiro, celebrou a ação. “Reconhecer esse público e as suas necessidades é também uma forma de demonstrar respeito. Por isso, minha parabenização à FAS pela iniciativa da faixa arco-íris. Toda iniciativa que soma em defesa de direitos é importante e deve ser fortalecida", afirmou ela que também é presidente do Fundo Manaus Solidária.

 

A iniciativa foi inspirada em ações semelhantes já realizadas em vias de Paris, na França, e traz uma das temáticas trabalhadas pelo festival, que tem como base os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).


Programação online

 

 

 

Esta e outras intervenções foram filmadas e serão exibidas na programação virtual da Virada Sustentável Manaus, que ocorre entre os dias 27 de novembro e 3 de dezembro pelo Instagram @viradasustentavelmanaus e no canal “Virada Sustentável”, no YouTube. O público poderá acompanhar gratuitamente apresentações de artistas regionais, contação de histórias, talks sobre temas diversos, oficinas, sessões de yoga e meditação, entre outras iniciativas.


Letras gigantes

 

 

Fotos: Reproduções

 

O Largo de São Sebastião, em frente ao Teatro Amazonas, também foi palco de outra intervenção cultural realizada pela Virada Sustentável Manaus nesta semana. Na quarta-feira (11), o grupo instalou dois grandes banners no local, com as frases ‘Viva Amazônia Viva’ e ‘Vidas Indígenas Importam’.

 

As mensagens foram decididas de forma colaborativa, com objetivo de destacar a resistência da floresta e das populações indígenas que tanto conservam a natureza, fornecendo serviço ambiental para o mundo todo.

 

Os banners com as duas frases foram estendidos pelos voluntários para que a mensagem fosse vista pelos visitantes que circulavam no local, que é conhecido como um dos principais pontos turísticos da cidade. A concepção artística foi feita por Denis LDO, artista de grafite e parceiro da Virada desde a primeira edição.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

“O Denis LDO é um grafiteiro, parceiro nosso desde a primeira edição da Virada Sustentável Manaus. Ele fez essas artes lindas que ficarão como bandeiras da Virada e da FAS para levarmos em futuras ações e nunca esquecermos dessa mensagem”, disse Paula Gabriel.

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.