28 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Saúde
19/02/2024

Vírus da herpes pode dobrar risco de desenvolver demência, diz estudo

Foto: Reprodução

Se confirmada, descoberta sugere que demências podem ser evitadas com tratamentos simples contra o vírus herpes simplex

Após acompanhar cerca de mil adultos por 15 anos, pesquisadores da Suécia descobriram que pessoas com anticorpos contra o vírus herpes simplex tipo 1 têm o dobro de chance de desenvolver demência. Apesar de muitas pessoas com o vírus não apresentarem sintomas, o mais comum deles é o aparecimento de bolhas e inflamações ao redor da boca.

 

Por enquanto, a ciência acredita que dois fatores principais influenciam no desenvolvimento de demências: a presença do gene APOE-4 e a idade.


O estudo das universidades de Uppsala e Umeå é um dos primeiros a mostrar que infecções também podem estar relacionadas com o declínio cognitivo. A maioria das equipes de pesquisa neurológica ainda está começando a incorporar especialistas em microbiologia e virologia, uma vez que o assunto ainda é novidade.

 

Veja também

 

Beber pouca água eleva o risco de ter AVC. Médico explica relação

 

Informe da Prefeitura de Manaus atualiza cenário epidemiológico de arboviroses


O levantamento foi publicado na última terça (13/2) na revista científica Journal of Alzheimer’s Disease. O Alzheimer, a demência mais comum, acontece a partir da formação de placas de proteínas que se acumulam no cérebro — os cientistas apontam que a existência delas pode ser justificada por respostas imunológicas descontroladas a ataques ao sistema nervoso central, como o causado pela infecção da herpes.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Mais uma pesquisa, que está testando os efeitos do tratamento contra herpes em pacientes com Alzheimer, deve ser concluída no final de 2024. “Os resultados podem impulsionar a pesquisa sobre demência a tratar a doença em estágio inicial, usando medicamentos comuns contra o vírus da herpes, ou prevenir a infecção antes que ela aconteça”, explica a epidemiologista Erika Vestin, responsável pelo estudo.

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.