26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
23/07/2020

Vitamina C: conheça os mitos e verdades sobre esse poderoso antioxidante para a pele

Foto: Reprodução

Esclarecemos as principais dúvidas sobre esse ativo que é tão famoso na rotina de skin care e te damos opções de compras!

Todo mundo quer ter uma pele linda e saudável. Mas para isso, precisamos cuidar direitinho dela. Além dos cuidados básicos na rotina de skincare, como limpeza e proteção, chega uma hora em que precisamos investir em produtos que oferecem benefícios mais completos, com diferentes ativos para ajudar no cuidado.

 

Um dos mais queridinhos é a Vitamina C, um poderoso antioxidante que ajuda a combater os radicais livres e auxilia na produção de colágeno. A substância, encontrada em alimentos naturais e utilizada em dermocosméticos, é muito eficaz no combate às manchas, rugas e linhas de expressão.

 

Para tirar todas as dúvidas sobre a Vitamina C, preparamos um quadro de mitos e verdades e ainda indicamos alguns produtos com o ativo que são indicados para todos os tipos de pele (e bolsos!).

 

Veja também

 

Reeducação alimentar: confira os três pilares do método para emagrecer

 

Couve pode deixar seu cérebro até 11 anos mais jovem. VEM CONFERIR

Todas as Vitaminas C são efetivas?

 

 

 

Mito! Apesar de muito mais efetiva, a molécula de ácido L- Ascórbico (Vitamina C Pura) é muito instável e oxida facilmente em contato com a água e o ar, dificultando muito sua manipulação. Dessa forma, houve uma busca para conseguir estabilizar o ativo e adiar o seu processo natural de oxidação, surgindo algumas opções estabilizadas e derivadas da molécula original. No entanto, apesar de a estabilização garantir a integridade da validade das derivadas da vitamina C por mais tempo, descobriu-se que a versão pura - e mais instável - é a que traz os grandes benefícios à pele. É, por isso, é importante escolher um dermocosmético que contenha vitamina C pura (ácido L-ascórbico) - e não derivada ou estabilizada, pois assim a pele receberá o melhor ativo.


Vitamina C age de forma preventiva?

 

 

 

Verdade! A Vitamina C é eficaz em qualquer idade. Ela ajuda a minimizar rugas e linhas de expressão em peles mais maduras, mas também é indicada para prevenir o envelhecimento precoce. Além disso, contribui com a produção de colágeno, proporcionando firmeza a pele.

 

Vitamina C e Sol não combinam?

 

Conheça os benefícios da vitamina C para a pele - iBahia

 

Mito! Muitas pessoas acreditam que por ser um ácido, o ativo pode causar queimaduras ou vermelhidão na pele durante a exposição solar. Mas a verdade é que a Vitamina C é um ótimo ativo para combinar com o protetor solar pela manhã, pois ajuda a combater os raios solares com a sua potente ação antioxidante. Mas, lembre-se, o protetor solar é indispensável!

 

A alta concentração de Vitamina C é melhor para a pele?

 

Saiba tudo sobre o envelhecimento da pele – GN Dermatologia 

Fotos: Reprodução

 

Mito! A pele só consegue absorver no máximo 20% de Vitamina C Pura. Então, quando o ativo é encontrado em maiores concentrações, sua absorção é reduzida e pode causar irritações na pele. 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Globo/Quem

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.