29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
15/09/2021

Você deve adotar uma rotina de beleza pré-menstrual?

Foto: Reprodução

Você já ouviu falar em rotina de beleza pré-menstrual? Espinhas no queixo, pele oleosa, pernas pesadas, barriga inchada … TPM não é algo fácil. Mas, mudando sua rotina habitual de beleza, é possível combater alguns de seus efeitos indesejados.

 

É um momento delicado na vida da mulher: este período bastante desagradável que antecede a menstruação perturba os hormônios e o cotidiano.

 

Quer você tenha 30 ou 50 anos, os sintomas começam dois ou dez dias antes ou até perto da ovulação, todas as mulheres sentem as mudanças em maior ou menor grau. Alguns experimentam mudanças de humor, dor, outros terão uma morfologia modificada ou pele que muda de aparência.

 

Veja também 

 

Skincare express: Como cuidar da pele em apenas 10 minutos

 

Veja dicas de como se livrar das marcas de espinha do rosto

Foco na TPM


Embora cada mulher experimente a “TPM” de maneira diferente, o que pode ser confuso, uma “regra” é a mesma para todas. Pouco antes de sua menstruação chegar, nossos hormônios entram em uma dança. Os níveis de estrogênio aumentam quando os níveis de progesterona caem e vice-versa.

 

tpm

 

Essas quedas hormonais provocam mudanças no nosso moral, mas também na nossa pele e na nossa silhueta. O desequilíbrio hormonal promove a retenção de água, especialmente na parte inferior do corpo, embora também possa ser visto no rosto ou nos dedos. Por fim, a queda hormonal é uma fonte de inflamação que também afeta a qualidade da flora intestinal e, por extensão, da pele. Isso produz mais sebo e podem aparecer cravos e espinhas.

 

A rotina de beleza pré-menstrual a adotar


Não é nenhum segredo que tendemos a ficar mais irritadas durante a TPM, devido aos hormônios. Mas as mudanças físicas pelas quais passamos também podem nos afetar. É importante ter uma atitude cuidadosa consigo mesmo. O estresse é um fator agravante para todos esses sintomas.

 

Se você se sentir inchada, sua circulação sanguínea está mais sensível e você sofre de pernas pesadas, por isso é bom dar preferência para banhos mornos em vez de banhos quentes. Melhor ainda, passe um jato de água fria se aguentar porque o frescor aumenta a circulação sanguínea e também aumenta a adrenalina.

 

rotina de beleza mascara facial

 

Isso permite uma ruptura com o estado emocional e físico, o banho frio faz você ver o corpo de forma diferente e nos permite mudar para outra coisa. Do lado da pele, dez dias antes do início da menstruação, use um tratamento purificante todas as noites que ajudará a higienizar e hidratar a região.

 

Se aparecer uma espinha, aplique uma camada localizada de argila para secar até que desapareça. Você também pode fazer uma máscara de argila para prevenção uma vez por semana. Lembre-se de hidratar a pele com a textura que melhor lhe convier para dar mais vitalidade neste momento estressante. Se sua pele sofre de desequilíbrio lipídico, recomendamos fortalecer seu tratamento com um óleo vegetal.

 

A comida pode te ajudar na TPM


Para aliviar os sintomas e ajudar a sua flora intestinal a atravessar a TPM de uma forma mais serena, modifique a sua dieta alimentar. Para limitar a retenção de água, que pode aumentar a celulite, limite a adição de sal, água com gás, refrigerantes (com açúcar ou adoçantes) e frios.

 

Então, para fortalecer e promover a boa manutenção de sua microbiota, opte por uma dieta mais rica em vegetais. Comece o seu almoço com rúcula ou espinafre que são excelentes prebióticos e consuma frutas sem excesso (no máximo duas por dia).

 

Fotos: Reprodução 

 

Evite laticínios, se possível. Para neutralizar a inflamação causada pela queda nos hormônios, adicione alimentos ricos em ômega 3, como amêndoas, nozes, avelãs ou abacates em suas saladas, por exemplo, ou misture óleos vegetais (orgânicos e prensados a frio). Outra opção: prefira peixes gordurosos (salmão, sardinha, etc.). Finalmente, para uma melhor qualidade da pele, reduza os açúcares industriais. Este conselho também se aplica fora do período pré-menstrual!

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

A mão amiga: micronutrição


A prímula é benéfica graças ao seu efeito “semelhante ao estrogênio”. Tome uma cápsula de óleo de prímula (orgânico, sempre que possível) de manhã e à noite, por uma semana. Também melhora a qualidade da pele, que ficará menos oleosa, mas também menos seca. 

 

Fonte:  We Fashion Trends

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.