06 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
24/12/2021

Você sabe como treinar sua memória?

Foto: Reprodução

A memória é a função do cérebro que nos permite armazenar e recuperar informações. Ter uma memória saudável e apta nos garante, por exemplo, uma maior e melhor produtividade no trabalho, um melhor desempenho antes de um exame ou uma capacidade mental ativa e jovem, mesmo com a idade.

 

E é que, à medida que envelhecemos, a memória sofre se você não fizer nada para cuidar dela. Desta forma, você pode treinar sua memória para desfrutar de um excelente desempenho mental.

 

Veja também

 

Por que sentimos choque quando batemos o cotovelo?

 

Mulher vai a hospital com desconforto no ouvido e o que médico encontra lá dentro é assustador

 

Dicas para treinar sua memória em qualquer idade


Deixar-se levar pelo fato de que, à medida que envelhecemos, perdemos a memória, é um erro. O cérebro tem uma excelente capacidade de adaptação e mudança em qualquer idade, o que é conhecido como neuroplasticidade. Isso significa que, com o estímulo certo, podemos manter nossa memória viva e intacta em qualquer idade.

 

Como treinar sua memória?


1. Treine seu cérebro


A memória precisa de treinamento para se manter em forma. Quanto mais você se exercita, melhor pode recuperar as informações anteriores. Pode ser um desafio para o cérebro, mas não é um desafio atraente?

 

como treinar a sua memória

 

Para treinar sua memória, tente aprender algo novo, saia da sua zona de conforto e continue desenvolvendo novos talentos. Começa com atividades que permitem começar de um nível simples para aumentar em complexidade à medida que avança, seja tocando violão, aprendendo inglês, fazendo cerâmica, aprendendo a costurar, dançar, jogar tênis …

 

Faça atividades que requeiram atenção total e que, por um período de tempo, você possa colocar toda a sua concentração nisso. Atividades que permitem que você faça conquistas e que essas conquistas sejam uma recompensa pessoal que o incentiva a continuar tentando.

 

2. Faça exercícios físicos para o bem-estar da sua memória


Não pense que o exercício físico não está relacionado ao exercício mental. O esporte ajuda a oxigenar o cérebro e reduz o risco de sofrer distúrbios que levam à perda de memória, como doenças cardíacas ou diabetes. O esporte também ajuda a liberar substâncias químicas no cérebro que proporcionam um estado de bem-estar e reduzem o estresse. Numerosos estudos afirmam que o estresse afeta diretamente a perda de memória.

 

 

Os exercícios cardiovasculares são benéficos, pois o que é bom para o coração é bom para o cérebro. Além disso, as atividades que requerem equilíbrio e coordenação são boas. Mas, se você não tem acesso a uma academia ou não pode frequentar, uma simples caminhada de 45 minutos ajudará a liberar seu cérebro e reiniciá-lo.

 

3. O descanso adequado é bom para a memória


Especialistas afirmam que um adulto deve dormir pelo menos 8 horas por dia para garantir um bom descanso físico e mental. O sono é restaurador, tanto que ajuda a estimular a memória, a lógica, o pensamento crítico, o raciocínio e sim, a memória.

 

dormir

 

Dormir horas suficientes é essencial para que as memórias possam ser consolidadas. Segundo estudos, um período de sono após um estágio facilita a capacidade neural necessária para consolidar esses novos conceitos, que por enquanto estão em nossa memória de forma instável. É essencial manter uma rotina regular de sono, tentando ir para a cama na mesma hora todas as noites e só quebrando essa rotina em raras ocasiões.

 

4. Evite o estresse para treinar seu cérebro


O estresse é um inimigo direto do cérebro e da memória. Vários estudos mostram isso. Sabe-se que sofre de estresse durante o período em que fazemos com que o aprendizado aprimore a formação da memória e torne as memórias mais fortes, mas afeta a recuperação dessa memória. Além disso, neurocientistas da Universidade de Berkley, Califórnia, descobriram que o estresse crônico pode criar mudanças de longo prazo no cérebro e diminuir o número de neurônios que ajudam no processamento de informações.

 

 

Para controlar esse estresse, procure fazer pausas ao longo do dia, não tente ser multitarefa dia após dia, é preferível realizar uma tarefa após a anterior, aprender a dizer não, pedir ajuda e confiar nos benefícios de práticas como como atenção plena ou meditação para afastar o estresse.

 

5. Diversão e risos ajudam a manter sua memória em forma


Um estado emocional positivo permite que você codifique e armazene memórias de forma mais eficaz do que quando você está em um período de ansiedade , depressão ou angústia.

 


O riso é um remédio perfeito para o corpo e o cérebro, pois ativa áreas básicas de aprendizagem, imaginação e criatividade. Ria de si mesmo, ria com outras pessoas, encontre amigos ou faça qualquer outra atividade que o faça sorrir.

 

6. Faça exercícios que ajudem a treinar sua memória


Para ter uma memória jovem e ativa, é necessário que você leve em consideração as seguintes dicas:

 

 

Atenção: quando você faz algo, preste atenção em tudo que você tem que aprender, é tão simples assim, se você não aprender bem, não vai conseguir se lembrar. Coloque todos os seus sentidos para relacionar todas as informações que você possui. Relacione as informações que você adquire com o que você já conhece. E sempre, ensaie o que você aprendeu. A repetição é muito eficaz para fixar uma memória na memória.

 

Use regras mnemônicas: são pistas que ajudam a lembrar de algo, pode ser uma imagem visual que você pode associar a uma palavra ou nome, um gesto, uma música … Por exemplo, se você tiver que lembrar as capitais de alguns países : Paris, Copenhagen, Amsterdam, Vienna e Berlin você pode criar uma frase com o seu começo: Paula comprou Blueberries, Vegetais and Baguetes.

 

Aplicativos: são inúmeros os aplicativos que permitem treinar a memória repetindo exercícios divertidos. Dedicar 15 minutos por dia para fazê-los é barato e será muito benéfico.

 

Método de loci ou palácio da memória: é uma técnica de memorização utilizada há séculos, tanto que é conhecida desde o século V aC. Trata-se de criar um percurso mental constituído por divisões. Cada parte será memorizado usando imagens surreais, engraçadas, estranhas ou espirituosas. Baseia-se no uso da criatividade para lembrar facilmente mais tarde.

 

7. Uma boa dieta estimula a memória


Assim como o corpo precisa de combustível, o cérebro também. Uma dieta saudável é aquela baseada em frutas, vegetais, grãos inteiros, gorduras “saudáveis” (como azeite, nozes ou peixes) e proteínas e com baixo teor de gordura saturada, açúcar e álcool em excesso, proporcionará muitos benefícios à saúde e também pode melhorar a memória.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Fotos: Reprodução

 

Fonte: We Fashion Trends 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.