14 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
27/01/2024

Você coça os olhos com frequência? Saiba por que deve parar com esse hábito

Foto: Reprodução

Coçar os olhos pode parecer um hábito inofensivo, mas na realidade ele pode trazer vários problemas. Saiba mais.

Todos nós temos diversas manias, se é que podemos chamar assim, que vão desde vícios de linguagem até alguns trejeitos corporais. Todas essas manias costumam nos acompanhar por toda a vida, ou seja, viram hábitos. Alguns são tidos como normais e bem frequentes entre várias pessoas. Contudo, por mais eles possam parecer inofensivos, na realidade, podem fazer mal ao nosso corpo, como por exemplo, coçar os olhos.

 

As pessoas coçam os olhos por vários motivos. Seja porque eles acordaram grudentos, ficaram muito secos, por uma sensação de que tem areia dentro, ou então por conta de quadros alérgicos. Por mais que as razões sejam variadas e faz com que esse ato seja um hábito, coçar os olhos frequentemente não é algo inofensivo. E se a pessoa coçar com força toda hora, até que eles fiquem irritados, é pior ainda.

 

E as pessoas que tem esse hábito tem a tendência a intensificá-lo no inverno e na primavera. Isso é visto por conta da baixa umidade do ar, que faz o ar ficar mais denso e sujo; pelos ácaros nas roupas guardadas há muito tempo; pelos dos animais de estimação; e por conta do contato com o pólen das flores, perfumes, poeira e mofo.

 

Veja também 

 

Pai, madrasta e irmão de Alexandre, o Grande, identificados em tumba

 

O que acontece nos seus olhos se você não tirar as lentes de contato

As pessoas tem vontade de coçar os olhos, da mesma forma como os ouvidos, nariz e garganta por conta de reações exageradas do sistema imunológico a algum alérgeno. E com relação ao momento que se acorda, a vontade vem porque os olhos ficaram fechados e sem uso durante o sono, então, as lágrimas que são produzidas para sua lubrificação ressecam e viram a remela.No entanto, outras razões podem fazer eles ficarem ressecados e a pessoa ter vontade de coçá-los. Como por exemplo:

 

 

ficar muito tempo em ambientes fechados ou com ar-condicionado ligado constantemente;


ficar muito tempo em frente telas, seja do celular, computador ou televisão;


usar alguns remédios, como antidepressivos, diuréticos, anticolinérgico, betabloqueadores;


doenças crônicas como diabetes, Parkinson, artrite reumatoide, lúpus.

 

Os olhos são muito sensíveis, então, quando a pessoa coça ou esfrega eles, especialmente com muita força, eles podem sofrer danos imediatos ou que irão se desenvolver e agravar com o passar do tempo e repetição do hábito.

 

(Fotos: Reprodução)

 

Os sintomas vistos, de forma aguda, são ardência, dor, vermelhidão, hipersensibilidade, lacrimejamento e vasos sanguíneos inflamados. Além disso, com o repuxamento e tração dos olhos, a retina, que é uma membrana fina, flexível e delicada que reveste a superfície interna do globo ocular, pode se deslocar. Se isso acontecer, a pessoa terá uma visão turva e embaçada, sombras centrais ou periféricas, flashs luminosos e sensação de “moscas” volantes. Se isso for visto e não for tratado pode levar a uma degeneração e cegueira.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Coçar os olhos também pode causar a ceratite, que é uma lesão na córnea, e a ceratocone. Nela, a córnea se projeta para fora no formato de um cone. Isso pode causar um grau alto de astigmatismo, miopia e até ser necessário fazer um transplante de córnea. 

 

Fonte: Fatos Desconhecidos

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.