14 de Junho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
16/05/2024

Você é intolerante ao glúten? Entenda como ela age

Foto: Reprodução

Você faz parte do grupo que não pode comer um pãozinho sem se sentir inchado, desconfortável e com vontade de ir ao banheiro? Aquela sensação de inchaço no abdômen que resulta até em falta de apetite pode significar sensibilidade ou até mesmo intolerância

Nesta quinta-feira (16), comemora-se o Dia da Conscientização sobre a Doença Celíaca, apresenta informações sobre como identificar a doença e o que evitar para evitar desconfortos.Para você que é do time que não pode comer um pão sem se sentir inchado ou empachado, com vontade de ir ao banheiro o tempo todo? Uma sensação de inchaço no estômago que resulta em falta de apetite pode significar sensibilidade ou até mesmo intolerância ao glúten.

 

Atualmente, os alimentos são diversos em nosso dia-a-dia, e o glúten é um tipo de proteína presente em alguns cereais, como trigo, centeio, malte e cevada. Na verdade, o glúten é uma combinação de duas proteínas, a gliadina e a glutenina, encontradas nos grãos de trigo, cevada e centeio.

 

Você faz parte do grupo que não pode comer um pãozinho sem se sentir inchado, desconfortável e com vontade de ir ao banheiro? Aquela sensação de inchaço no abdômen que resulta até em falta de apetite pode significar sensibilidade ou até mesmo intolerância ao glúten.Alimentos e produtos como pães, bolos e cerveja contêm glúten em sua composição. A sensibilidade a esta proteína é uma enfermidade conhecida como doença celíaca.

 

Veja também 

 

Sem vontade de fazer sexo? Médico dá 5 dicas para resolver o problema

 

Bomba de proteínas: a semente que aumenta a massa muscular

A doença celíaca é uma condição autoimune que se manifesta através do contato da gliadina, uma proteína presente nos cereais, com as células do intestino delgado, levando à resposta imune com a produção de anticorpos.Existe uma predisposição genética, sendo considerados mais propensos aqueles que têm parentes de primeiro e segundo graus com a doença. Ela também pode se desenvolver durante a vida adulta, dependendo dos hábitos alimentares.

 

Glúten: O que é e quais doenças estão associadas? - Unimed Cascavel

 Foto: Reprodução

 

Já vimos que a doença celíaca é uma condição autoimune e esta resposta imunológica exacerbada do organismo acaba por atrofiar e achatar as vilosidades do intestino delgado, reduzindo assim a área disponível para a absorção de nutrientes e permitindo que as partículas dessa molécula escapem para a corrente sanguínea. No entanto, ocorre que para o sistema imunológico, a gliadina, que compõe o glúten, é interpretada como um “corpo estranho”, gerando uma resposta inflamatória.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Alguns dos sintomas mais comuns da intolerância ao glúten incluem problemas gastrointestinais, como diarreia ou prisão de ventre, distensão abdominal, gases, dores de estômago e sensação de inchaço; dores de cabeça frequentes; dores musculares e nas articulações; dermatite, alergias e coceira na pele; fraqueza e tontura; irritabilidade; diminuição do apetite e anemia 

 

Fonte: Revista Veja

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.