30 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
27/03/2024

Volume do cérebro está aumentando nos humanos. Saiba o que significa

Foto: Reprodução

Pesquisa com americanos mostrou que o tamanho do cérebro cresceu 6,6% entre 1930 e 1970. Isso pode ter impactos na demência e no Alzheimer

O ganho de massa cerebral é um dos medidores da evolução humana. Para identificar como as espécies predecessoras à nossa se tornaram mais parecidas conosco, os pesquisadores medem o aumento do tamanho e as mudanças na divisão de áreas do cérebro.

 

Mesmo com milênios dos Homo sapiens estabelecidos como espécie, porém, o cérebro humano não parou de aumentar, segundo um estudo publicado nessa segunda-feira (25/3) na revista científica JAMA Neurology. A pesquisa mediu os órgãos de pessoas nascidas entre 1930 e 1970 e indicou que houve um aumento médio de 6,6% no período.

 

Para os participantes nascidos na década de 1930, o volume médio foi de 1.234 mililitros, enquanto nos da década de 1970, o tamanho era de 1.321 mililitrosOs pesquisadores também identificaram mudanças no volume de áreas específicas do cérebro. O hipocampo, que desempenha um papel importante na memória e na aprendizagem, expandiu-se em 5,7% ao longo das gerações estudadas.

 

Veja também 

 

Roupa de bazar carrega energia negativa? Descubra toda a verdade

 

Entenda o fetiche 'dirty talking' que consiste em sentir tesão por xingar ou ser xingado durante o sexo

“A década em que nascemos parece ter impacto na massa e na saúde cerebral a longo prazo”, explica o neurologista Charles DeCarli, pesquisador da Universidade da Califórnia em Davis, nos Estados Unidos, principal autor da pesquisa.

 

O tamanho do cérebro de um indivíduo depende de diversos fatores como idade, sexo e existência de doenças neurológicas. O índice observado pelos pesquisadores é uma média do público observado.A pesquisa foi feita analisando exames de ressonância magnética em 5 mil pessoas com idades de 30 a 62 anos que foram examinados em ao menos duas oportunidades.

 

Cientistas identificam gene responsável pelo aumento do cérebro na evolução

 Fotos: Reprodução

 

Para os cientistas, o aumento de massa do cérebro não só é reflexo de melhores condições de vida, como também pode significar mais proteção para o futuro.Segundo eles, cérebros maiores podem significar menor incidência de demência e uma maior saúde do órgão a longo prazo. “Uma estrutura cerebral maior representa uma reserva cerebral maior e pode amortecer os efeitos de doenças relacionadas à idade, como Alzheimer e demências relacionadas”, explica De Carli.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Ao contrário do que as medições entre espécies apontavam, porém, o tamanho do cérebro não é tão impactante quando se analisa a inteligência. Testes realizados em 2015 com pessoas de diferentes volumes do órgão apontaram que a maior massa cerebral melhor não influencia no desempenho intelectual.

 

Fonte: R7

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.