26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
18/06/2020

Weintraub anuncia saída do Ministério da Educação

Foto: Divulgação

Bolsonaro e Weintraub em vídeo publicado nesta quinta-feira.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou nesta quinta-feira que está deixando o cargo. O anúncio, que já era esperado há alguns dias devido ao desgaste do ministro com o Supremo Tribunal Federal (STF), foi feito em um vídeo publicado em redes sociais, em que Weintraub aparece ao lado do presidente Jair Bolsonaro.

 

O ministro afirmou que não irá comentar as causas da saída e disse que irá assumir um cargo no Banco Mundial.

 

— Sim, dessa vez é verdade. Eu estou saindo do MEC. Vou começar a transição agora. Nos próximos dias passo o bastão ao ministro que vai ficar no meu lugar, interino ou definitivo.

 

Veja também 

 

Esconderijo de Queiroz, casa de advogado de Flávio era monitorada há 10 dias

 

MPF vê ‘fortes indícios’ de lavagem de dinheiro de Flávio Bolsonaro e diz que competência para investigação é do MPRJ

 

Neste momento, eu não quero discutir os motivos da minha saída. Não cabe. O importante é dizer que eu recebi o convite para ser o diretor de um banco. Eu já fui diretor de um banco no passado. Volto ao mesmo cargo, porém no Banco Mundial — disse Weintraub.

 

 

O ministro afirmou que foi uma "honra" participar do governo e que irá "continuar lutando pela liberdade":

 

— Agradeço a honra que foi participar do seu governo, e desejo toda a sorte e sucesso nesse desafio gigante que é salvar o Brasil. Vou continuar lutando pela liberdade, só que vou continuar de outra forma.

 

No vídeo, gravado no Palácio do Planalto, Bolsonaro afirma que seus "compromissos de campanha continuam em pé". Diversos apoiadores vinham pressionando o presidente a manter Weintraub no cargo.

 

— É um momento difícil. Todos os meus compromissos de campanha continuam em pé. E busco implementar da melhor maneira possível. A confiança você não compra, você adquire. Todos que estão nos ouvindo agora são maiores de idade e sabem o que o Brasil está passando. E o momento é de confiança. Jamais deixaremos de lutar pela liberdade. Eu faço o que povo quiser.

 

Defesa de prisão de ministros do STF


Auxiliares presidenciais já vinham defendendo a saída de Weintraub desde a divulgação do vídeo da reunião ministerial de 22 de abril, em que ele defendeu a prisão de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e os chamou de vagabundos.

 

A situação ficou insustentável no último domingo, quando Weintraub se encontrou com manifestantes favoráveis ao governo na Esplanada dos Ministérios, que estava fechada por determinação do governo do Distrito Federal. Na ocasião, sem máscara, afirmou que já havia dito anteriormente "o que faria com esses vagabundos", ao responder a um ativista que reclamou que pagava impostos para os "corruptos roubarem".

 

No dia seguinte, após se reuniur com Weintraub, Bolsonaro afirmou que não ele não foi "prudente" ao ir ao protesto e disse que estava tentando "solucionar" o caso.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatsApp. 

 

Weintraub assumiu o cargo em abril de 2019, depois da demissão de Ricardo Vélez Rodriguez. Antes de ser nomeado ministro, ele ocupava o posto de secretário-executivo da Casa Civil, ministério que à época era comandado por Onyx Lorenzoni. De erros de português a ataques ao STF, relembre a gestão de Weintraub no Ministério da Educação.

 

Extra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.