28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
21/05/2023

Zelensky diz que não houve movimentação de Lula por encontro na cúpula do G7

Foto: Reprodução

O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelensky, disse neste domingo (21) que não se encontrou com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, no âmbito da cúpula do G7, realizada em Hiroshima, no Japão, "porque não houve passos" por parte do brasileiro.

 

Zelensky fez essa afirmação em entrevista coletiva, ao ser questionado sobre o motivo de não ter mantido encontro bilateral com Lula em Hiroshima, já que o presidente brasileiro foi um dos poucos líderes com quem não se encontrou à margem da cúpula do Grupo dos Sete e países do chamado "sul global" convidados.

 

"Estive em contato com certos líderes, mas não houve nenhuma providência da parte deles", disse o presidente ucraniano, que também deu a entender que pode ter sido por problemas de agenda.

 

Veja também

 

Biden e Zelensky vão se encontrar neste domingo para reunião bilateral durante o G7, no Japão

 

Itamaraty enxerga pressão descabida da Ucrânia e Lula ainda não sabe se aceita reunião com Zelensky

 

Zelensky continuou a explicação destacando a importância de "estarmos unidos" para avançar com a fórmula de paz dele, que também apresentou na cúpula do G20, no ano passado, em Bali (Indonésia).

 

"Muitas vezes, no passado, trabalhamos muito bem e hoje precisamos envolver o maior número possível de países", disse Zelensky, que também observou que gastou "muito tempo" nessas conversas.

 

"Me reúno com quase todo mundo em quase todos os lugares, embora todos os líderes tenham seus próprios horários e agenda", enfatizou o presidente ucraniano.Questionado se estava desapontado por não ter conseguido se encontrar com Lula, respondeu achar que o presidente brasileiro ficou "decepcionado".

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Os encontros bilaterais de Zelensky — que buscou mais apoio na forma de armamentos e outros tipos de ajuda a Kiev, na cúpula, além de aprovação de seu plano de paz — também incluíram os líderes de Estados Unidos, França, Itália, Reino Unido, Canadá, Austrália, Vietnã, Indonésia e Coreia do Sul. 

 

Fonte:R7

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.