18 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Saúde
02/02/2023

Zika vírus provoca alteração em quase um terço dos filhos de infectadas

Foto: Reprodução

A revista The Lancet Regional Health – Americas publicou, em novembro do ano passado, a maior e mais abrangente meta-análise já feita sobre os efeitos do zika vírus nos filhos de mulheres infectadas durante a gestação.

 

O levantamento, feito por cientistas da Universidade de Pernambuco (UPE) e da London School of Hygiene & Tropical Medicine, no Reino Unido, descobriu que quase um terço da amostra (31,5%) teve alterações de saúde, incluindo microcefalia e anormalidades neurológicas, oftalmológicas e de neuroimagem.


Os pesquisadores chegaram à conclusão analisando 13 estudos nacionais e dados de 1,5 mil gestantes brasileiras. Todas as mulheres participantes tiveram o diagnóstico de infecção pelo vírus confirmado por meio de exames de RT-PCR. Todas foram acompanhadas até o fim da gestação.

 

Veja também 

 

Saúde atualiza a situação da Covid-19 e vacinação nesta quinta-feira

 

Familiares e pacientes da FCecon terão genoma e perfil mapeados por projeto nacional


Os dados de cada gestante foram analisados individualmente e organizados em uma série de possíveis desfechos provocados pelo vírus nas crianças: baixo peso ao nascer, questões oftalmológicas e neurológicas, e microcefalia, entre outros.

 

De acordo com a meta-análise, 2,6% dos filhos de mães infectadas apresentaram microcefalia logo na primeira avaliação médica. No entanto, outras crianças também receberam o diagnóstico com o passar do tempo. Nos primeiros anos de vida, 4% dos filhos das gestantes manifestaram o quadro.


Os autores do artigo explicam que o risco de microcefalia pós-natal associada ao zika não havia sido documentado antes, demonstrando a relevância de monitorar o crescimento da cabeça de todas as crianças expostas ao vírus antes do nascimento, ainda que tenham uma circunferência normal do crânio.

 

Ainda de acordo com a meta-análise, menos de 1% das crianças afetadas pela infecção da mãe apresentaram mais de uma anormalidade. Isso significa que as manifestações costumam surgir de forma isolada, segundo os pesquisadores.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Os cientistas explicam que a descoberta serve como alerta para profissionais de saúde, que às vezes podem não relacionar um quadro ao zika por se tratar de um sintoma isolado.

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.