NOTÍCIAS
Segredos de Bastidores
‘SEGREDOS DE BASTIDORES’: ENQUANTO O AMAZONAS AFUNDA EM CRISES, ROBERTO CIDADE, O ‘COCÔ DE OURO’, SE DIVERTE EM PARINTINS
Foto: Reprodução / PORTAL DO ZACARIAS

 

SEGREDOS DE BASTIDORES

 

*Por Antônio Zacarias - Governar é fazer escolhas. E toda escolha tem um custo, principalmente quando a população enfrenta dificuldades em áreas essenciais.

Em política, não é só o discurso que externa o pensamento. A imagem também. Assim como o silêncio e a realidade.

 

O CONTRASTE

 

O Amazonas atravessa um período de fortes turbulências em áreas vitais: saúde, segurança pública, educação, e finanças.

Quatro áreas fundamentais sob pressão.

 

NA SAÚDE

 

Médicos denunciam meses de salários atrasados.

Há relatos de profissionais que acumulam até oito meses sem receber.

Quem salva vidas também precisa sustentar a própria família.

A pergunta é inevitável: como exigir dedicação integral de quem sequer recebe pelo trabalho prestado?

 

NA SEGURANÇA

 

Delegacias deterioradas; quartéis necessitando de investimentos; policiais civis e militares ameaçando paralisações; auxílio -fardamento sem pagamento desde 2019; e datas-bases acumuladas.

A insatisfação cresce. E segurança pública não funciona baseada apenas em discursos.

 

NA EDUCAÇÃO

 

As imagens de merenda escolar com tapurus causaram indignação.

Enquanto isso, os indicadores educacionais continuam preocupando.

O futuro de uma geração não pode conviver com improviso. Muito menos com descaso.

 

NAS FINANÇAS

 

Empresas que prestaram - e prestam - serviços ao Estado não estão recebendo.

A contenção de despesas virou argumento oficial.

O caixa aperta, a economia sente.

 

E ENTÃO VEIO PARINTINS

 

No meio desse cenário, Roberto Cidade, o Cocô de Ouro, apareceu sorridente, descontraído, aproveitando o Festival Folclórico de Parintins.

O vídeo rapidamente circulou pelas redes sociais. Naturalmente, dividiu opiniões.

 

O PROBLEMA NÃO É A FESTA

 

Nenhum governador deixa de ser cidadão, claro. Nenhuma autoridade perde o direito ao lazer.

O Festival de Parintins é patrimônio cultural do Brasil. O ponto não é esse.

 

A QUESTÃO É O MOMENTO

 

Na política, existe algo chamado percepção. E percepção pesa, sobretudo quando milhares de pessoas enfrentam dificuldades diretamente relacionadas ao governo.

 

A SIMBOLOGIA

 

Enquanto médicos aguardam salários…

Enquanto policiais falam em greve…

Enquanto escolas enfrentam problemas…

Enquanto fornecedores esperam pagamentos…

A imagem transmitida foi a de tranquilidade.

Talvez essa não fosse a intenção, mas foi a interpretação de muita gente.

 

POLÍTICA É SENSIBILIDADE

 

Governantes não são julgados apenas pelas decisões. Também são julgados pelos sinais que emitem: uma fotografia; um vídeo; uma declaração. Tudo quer dizer alguma coisa.

 

A DISTÂNCIA

 

Quando cresce a sensação de que quem governa vive uma realidade diferente da população, instala-se um problema político.E problemas políticos costumam nascer muito antes das eleições.

Nascem na percepção das pessoas.

 

CONCLUSÃO DE BASTIDOR

 

Nenhum governo é cobrado por participar de uma manifestação cultural, mas todo governo é cobrado quando a imagem da celebração coincide com um momento de dificuldades enfrentadas pela população.

Na política, às vezes, o problema não está no lugar onde o governante esteve. Está no contraste entre a festa e a crise. E contrastes, quase sempre, falam mais alto do que discursos.

 

* Antônio Zacarias é jornalista e fundador do PORTAL DO ZACARIAS, um dos portais de notícias mais acessados do Brasil e referência no jornalismo digital da Região Norte.


Com longa trajetória na imprensa da Amazônia, foi editor-geral de diversos jornais na Região Norte. No Amazonas, dirigiu os jornais Diário do Amazonas e O Povo do Amazonas, cujos proprietários eram o empresário Dissica Thomaz e o hoje senador Plínio Valério.


Também atuou como correspondente do jornal O Globo na Região Norte durante dois anos, a convite do jornalista Ascânio Seleme, então coordenador dos correspondentes no Brasil e atual editor-geral do jornal.


Antônio Zacarias é autor do livro “100 erros de português que todo mundo comete, inclusive você!”, obra dedicada à valorização do bom uso da língua portuguesa.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.