26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
17/09/2018

Mangkhut, o tufão mais forte do ano, espalha caos no sudeste da China

Foto: Francis R. Malasig / Direitos Reservados / EPA / EFE

O tufão Mangkhut vem causando destruição mortes na Ásia

Após deixar dezenas de mortos nas Filipinas, o tufão Mangkhut espalhou o caos nas cidades de Macau e Hong Kong, com pelo menos 200 feridos, e em várias províncias do sudeste da China, onde duas pessoas morreram.

 

Segundo dados do Centro Meteorológico Nacional, o tufão se movimenta para noroeste, afetando as províncias e regiões de Guangxi, Yunnan e Guizhou, mas com força cada vez menor.


As duas mortes ocorreram na província de Guandong, uma das mais afetadas, onde quase 2,5 milhões de pessoas foram retiradas de suas casas.

 

Veja também 

Três pessoas são mortas em área turística da Cidade do México


O tufão chegou às 17h (horário local, 6h em Brasília) de domingo na cidade de Jiangmen, em Guangdong, com ventos de até 162 km/h, segundo a estação meteorológica local.

 

Horas antes, o Mangkhut tinha passado perto de Macau e Hong Kong, uma das cidades mais afetadas, com 213 pessoas feridas e muita destruição. Mais de 1.219 pessoas foram levada para 48 abrigos temporários.

 

Esta foi uma das tempestades mais poderosas da história a castigar Hong Kong e, embora não tenham sido contabilizadas, por enquanto, mortes nessa região, houve vários danos por causa dos fortes ventos e inundações.

 

O jornal South China Morning Post informa que a cidade ficou durante dez horas com o alerta de advertência mais alto, enquanto "os edifícios mais altos balançavam, as janelas se quebravam e os andaimes se soltavam dos arranha-céus".

 

O transporte público foi suspenso, assim como os voos do Aeroporto Internacional de Hong Kong, que pouco a pouco está começando a retomar as atividades.

 

Na vizinha Macau, que teve que fechar todos os cassinos, 20 mil casas sofreram falta de energia elétrica, várias estradas foram alagadas e pelo menos 17 pessoas ficaram feridas.

 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Outras grandes cidades, como Shenzhen e Zhuhai, também sofreram danos, enquanto na província de Guanxi, 228 mil pessoas foram levadas para abrigos e 98 voos foram cancelados em Nanning, a capital da região.


Agência Brasil

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.