26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
06/10/2020

10 alimentos ricos em vitamina C para estimular o sistema imunológico

Foto: Reprodução

Quem teria acreditado nisso? As laranjas podem ser uma fruta rica em vitamina C, mas estão no final dos 10 alimentos mais concentrados desse recurso essencial para fortalecer o sistema imunológico e garantir uma boa alimentação.

 

As laranjas possuem uma alta concentração de vitamina C. Assim como limões e todas as outras frutas cítricas. A maioria das pessoas sabe disso porque, afinal, a maioria dos sucos de laranja e multivitaminas enfatiza seu alto teor de vitamina C. Mas as laranjas são realmente as mais ricas?

 

Sim e não: apesar de seu suprimento de nutrientes, as laranjas estão no fim do ranking dos alimentos mais ricos em ácido ascórbico, ou seja, em vitamina C. Na verdade, outras frutas e vegetais contêm muito mais.

 

Veja também

 

Confira 3 motivos para criar um cardápio para emagrecer

 

10 alimentos que atuam como anti-inflamatórios naturais

 

melhores-alimentos-com-vitamina-c


A vitamina C é excelente para a nossa saúde


Por que você deve consumir mais vitamina C? Além de ser uma excelente proteção para o seu sistema imunológico, esse aporte nutricional ajuda a capturar o excesso de radicais livres presentes no organismo, que aceleram o envelhecimento celular.

 

A Agência Nacional de Saúde recomenda o consumo de 110 mg / dia para homens e mulheres. Pode parecer muito, mas na realidade, se você comer frutas e vegetais todos os dias, terá absorvido rapidamente a quantidade recomendada.

 

quantidade-de-vitamina-c-que-preciso-tomar

 

(1) Para atletas que treinam mais de 3 horas por semana, recomenda-se a ingestão adicional de 50 a 100 mg por dia, a fim de neutralizar os radicais livres tóxicos produzidos pelo trabalho muscular.

 

É bom saber que: a vitamina C é considerada muito sensível ao ar, calor, luz e água. Portanto, tente comer os alimentos em questão o mais frescos possíveis e evite armazená-los por muito tempo.

 

Além disso, coma vegetais crus como pimentão e cenoura. Cozinhar remove rapidamente as vitaminas dos alimentos e seria uma pena não aproveitá-las!

 

alimentos-ricos-em-vitamina-c-quais

 

Quais são os benefícios da vitamina C?


Além de seu suprimento de nutrientes e seu papel na defesa imunológica, a vitamina C aumenta a absorção de ferro de fontes vegetais. Também tem ação antioxidante e, portanto, previne doenças cardiovasculares, certos tipos de câncer, cataratas e doenças neurodegenerativas. Tantos benefícios com tão pouco esforço!

 

O ácido ascórbico também ajuda na produção de dopamina, norepinefrina (a fonte da adrenalina), bem como colágeno e carnitina (usa a gordura como energia). Ou seja, para estar em boa forma e garantir o bom funcionamento do seu organismo, a vitamina C é essencial!

 

quas-alimentos-tem-muita-vitamina-c

 

O que acontece se você tiver falta de vitamina C?


A deficiência de vitamina C pode induzir o escorbuto, uma doença excepcional nos dias de hoje, após um a três meses sem consumi-lo. Essa deficiência pode estar ligada à falta de ingestão de vitamina C ou ao aumento das necessidades em certas situações. O escorbuto se manifesta por edema e hemorragia (especialmente na boca) e pode levar à morte em meses se não for tratado. Como os marinheiros no passado, esta doença geralmente atinge os idosos ou aqueles em situação precária.

 

Em contrapartida, a deficiência é mais comum, a vitamina C não é armazenada no corpo e rapidamente eliminada na urina. Isso resulta em fadiga, perda de apetite e perda de peso.

 

alimentos-ricos-em-vitamina-c-beneficios

Fotos: Reprodução

 

Comprimidos como alternativa aos alimentos ricos em vitamina C?


Quando um resfriado se aproxima, você é uma daquelas pessoas que toma uma porção extra de vitamina C com comprimidos? Mas é realmente eficaz? Infelizmente não. Isso ocorre porque nosso corpo expele muito ácido ascórbico e os comprimidos têm ação limitada. Além disso, o corpo reage de maneira diferente aos suplementos alimentares. Portanto, é mais difícil para o corpo processar essa vitamina C química.

 

Além desta vitamina essencial, frutas e vegetais também contêm outras vitaminas e minerais essenciais para uma boa saúde (e para não faltar energia!). É aconselhável comer duas porções de frutas e três porções de vegetais por dia.

 

Os 10 principais alimentos ricos em vitamina C


Os vencedores são bastante exóticos:

 

A ameixa de Kakadu (Austrália) contém 2300 a 3100 mg de vitamina C por 100 g.


Camu-camu (floresta amazônica) fornece 2.000 mg de vitamina C por 100 g.


A cereja de Barbados (América do Sul), ou a cereja das Índias Ocidentais, contém 1700 mg de vitamina C por 100 g.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.


No entanto, frutas e vegetais locais também não precisam se envergonhar de seu desempenho nutricional. Com tantas variedades, você pode atender a todas as suas necessidades diárias de vitamina C com apenas uma porção. 

 

Wefashiontrends

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.