26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
09/06/2022

20% das mulheres brasileiras nunca fizeram papanicolau

Foto: Reprodução

Dados do Observatório de Atenção Primária à Saúde da Umane, baseados em informações da nova pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), mostram que 20% das mulheres das capitais brasileiras nunca realizaram o exame citopatológico do colo do útero, conhecido como Papanicolau, que pode reduzir de 60% a 90% os casos desse tipo de câncer.

 

Segundo o Ministério da Saúde, só em 2019, o câncer de colo do útero matou 9500 mulheres no Brasil. É o terceiro tipo de câncer que mais mata mulheres no país, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Mas esse número pode ser drasticamente reduzido se as mulheres fizerem o exame de prevenção.

 

Veja também 

 

Menstruação: entenda como o ciclo pode impactar no seu humor e tenha uma rotina mais leve

 

Skincare: Conheça os principais ácidos e saiba para que serve cada um deles

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a incidência do câncer do colo do útero em países desenvolvidos, que incentivam o exame e oferecem qualidade e cobertura para a sua realização, foi de 80%.

 

Segundo o levantamento, os índices de realização do exame variam bastante de acordo com as capitais no Brasil. Em Maceió (AL), 40% das brasileiras nunca fizeram o papanicolau na vida. Já em Florianópolis (SC) esse índice é de 14,9%. Entre as mulheres de 25 a 34 anos, 26,4% nunca fizeram o exame, número que aumenta muito na faixa etária entre 18 e 24 anos: 64,3%. 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Papanicolau: tire todas as dúvidas sobre o exame | Lamina

Foto: Reprodução

 

Fonte: Revista Veja 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.