NOTÍCIAS
Manaus
Aleam aprova aumento no número de desembargadores do TJAM até 2028
Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (16), em regime de urgência, o projeto que aumenta de 26 para 34 o número de desembargadores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). A ampliação será implantada de forma escalonada até 2028.

 

Pelo cronograma aprovado, quatro novos desembargadores serão incorporados ainda em 2026. Outras duas vagas serão criadas em 2027 e as duas restantes em 2028. A proposta também prevê a criação de 80 cargos para os gabinetes dos magistrados e 24 funções gratificadas.

 

A ampliação foi proposta pelo próprio TJAM e recebeu parecer favorável do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Entre os argumentos apresentados estão o crescimento de 13,49% da população do Amazonas e o aumento de 211,5% no número de novos processos de segundo grau desde 2013.

 

Veja também

 

Renata Cavazzola propõe checklist de gestão patrimonial transfronteiriça para rastrear atrasos pouco visíveis na disponibilização de recursos

 

NOVO RG: Saiba até quando o documento antigo será aceito e como emitir a Carteira de Identidade Nacional

 

O TJAM também aponta aumento de 335,3% no estoque de processos pendentes, que passou de 22.579 em 2013 para 98.278 em junho de 2026. Segundo a Corte, os números demonstram a necessidade de ampliar a estrutura para atender à demanda judicial.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram

 

A última alteração na composição do tribunal ocorreu em 2013, quando o número de desembargadores passou de 19 para 26. Com a nova mudança, o TJAM chegará a 34 integrantes até 2028, caso o cronograma previsto no projeto seja cumprido. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.