A estratégia de imunização é voltada para gestantes a partir da 28ª semana de gravidez
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto divulgou, nesta segunda-feira (25), o balanço parcial da vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) no Amazonas. Segundo o órgão, o estado já aplicou 19.128 doses da vacina, alcançando cobertura de 80,84% do público estimado.
A estratégia de imunização é voltada para gestantes a partir da 28ª semana de gravidez e tem como objetivo ampliar a proteção de recém-nascidos contra complicações respiratórias graves nos primeiros meses de vida.
De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, os números demonstram avanço nas ações de prevenção desenvolvidas no estado.
Veja também

Com informação, segurança e acolhimento, Hapvida transforma positivamente a jornada da maternidade
Advogado abandona defesa de ex-presidente do BRB investigado no caso Banco Master
“Os dados refletem o fortalecimento da vacinação como estratégia de prevenção, ampliando a proteção de gestantes e bebês e contribuindo para a redução de casos graves associados ao VSR”, afirmou.
A gerente estadual de imunização da fundação, Angela Desirée, destacou a importância do acompanhamento pré-natal aliado à atualização da caderneta vacinal.
“A imunização durante a gestação amplia a proteção materna e neonatal. Por isso, manter o calendário vacinal atualizado é fundamental para reduzir riscos e fortalecer o cuidado preventivo”, explicou.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
A FVS-RCP também alertou para a necessidade de ampliar a cobertura de outras vacinas recomendadas para gestantes. Atualmente, a vacina dTpa registra cobertura de 80,64% no Amazonas, enquanto a imunização contra a Covid-19 alcança 67,62% do público-alvo no estado.