26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
28/07/2022

Anitta lança perfume para região íntima; saiba os riscos de usar cosméticos na vulva

Foto: Reprodução

Anitta

A cantora Anitta anunciou nesta quinta-feira (28) que vai lançar um perfume íntimo. De acordo com ela, a colônia "Puzzy" é sua oportunidade de "aproveitar para lucrar" em cima da polêmica de sua tatuagem no ânus.

 

Embora o comércio de sabonetes e outros tipos de cosméticos seja comum, especialistas alertam que toda vagina tem um odor característico e não há problema algum com isso. O odor não tem nenhuma relação com falta de higiene, é absolutamente normal.

 

Médicos ginecologistas são categóricos em afirmar que a melhor combinação para cuidar da área é sabonete neutro e água.

 

Veja também

 

Anitta promove perfume íntimo e avisa: 'Vão entender por que todo mundo corre atrás da minha 'larissinha'

 

Vulva e vagina: entenda a diferença e a importância de cada parte da região íntima feminina

 

"A vagina tem um mecanismo de autolimpeza, por isso não há necessidade de lavar por dentro. Você pode usar um sabonete neutro e água na parte externa, na vulva", orienta a ginecologista e obstetra Mariana Lemos Osiro, em entrevista concedida ao g1 sobre cuidados com a vulva e sabonetes íntimos.

 

Ginecologistas recomendam cuidado até mesmo com a escolha de sabonetes íntimos, que podem desregular o pH da vagina — Foto: Pexels

 

Já Flavia Fairbanks, mestre e doutora em ginecologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), ressalta que "qualquer coisa longe disso pode mudar a constituição do mecanismo de defesa. Cada vez que quebramos essa proteção, estamos expondo o organismo a riscos de outras infecções, bactérias e fungos".

 

Além disso, parte da ideia de que a vagina é um órgão sujo e precisa de intervenções constantes para se manter sem cheiros é parte de uma construção social.

 

“Culturalmente, tem-se a ideia de que a região íntima feminina é suja. Por isso, as mulheres acabam lavando muito, alterando o pH vaginal. A flora vaginal é muito sensível, pode sempre mudar. A mulher precisa tomar cuidado com a limpeza excessiva, o uso de antibióticos e também com o sexo excessivo”, explica Carolina Ambrogini, ginecologista e sexóloga da Unifesp, em entrevista ao g1 sobre os mitos acerca do odor característico da vagina.

 

Anatomia da vulva com as glândulas de Skeene — Foto: Arte g1

Fotos: reprodução

 

CHEIRO É NATURAL

 

Até mesmo o uso de sabonetes íntimos pode alterar o pH vaginal, que é um dos mecanismos naturais de defesa da região íntima da mulher. O equilíbrio desses microrganismos mantém o pH vaginal ligeiramente ácido.

 

Por essa razão, a vagina tem um odor natural que é saudável. Mas se o cheiro estiver muito forte, similar ao cheiro de água sanitária ou até mesmo de peixe, é hora de procurar ajuda. Mascarar o odor com o uso de produtos não é uma opção segura e não vai tratar a causa do problema.

 

O fato de a vagina ter esse pH ácido é o principal meio de proteção contra as infecções, pois ele inibe o crescimento de microrganismos patológicos, como as bactérias”, explica Oshiro.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

A ginecologista ressalta que caso a mulher sinta um cheiro excessivamente forte, ou tenha outros sintomas como prurido, secreção esverdeada, sangramento excessivo, ela deve procurar um médico para exame clínico e identificação de uma possível infecção.

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.